Resumo
Este trabalho propõe uma reflexão sobre as fronteiras estéticas do fotojornalismo contemporâneo, a partir da observação do trabalho de Luc Delahaye, fotógrafo que transita entre os campos jornalístico e artístico. Nossa perspectiva privilegia a discussão dos limites estéticos e culturais da imagem jornalística, a partir de uma revisão histórica de suas fontes e de seus mecanismos de produção de sentido.
Referências
BARBOSA, A. M. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte. 1998.
BARILLI, R. Curso de estética. Lisboa: Editorial Estampa, 1994.
BARTHES, R. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BAUDELAIRE, C. Lettres: 1841 – 1866 (1906) Facsimile publicado em Gallica, Biblioteca Nacional da França: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k96352b. Acessado em 04/05/2007.
BENSE, M. Pequena estética. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.
BRIGHT, S. Art Photography Now. London: Thames & Hdson, 2006.
BURKE, P. Eyewitnessing. London: Reaktion Books, 2001.
COSTA, H. Da fotografia de imprensa ao fotojornalismo. Acervo: Revista do Arquivo Nacional, n. 1-2 (jan/dez 1993) Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1993.
FARACHE, Ana. Fotojornalismo e ideologia: diversidade conceitual e eficácia Comunicacional. Studium, http://www.studium.iar.unicamp.br/26/01.html. Acesso em junho de 2008.
FRAYZE-PEREIRA, J. A. Arte, dor: inquietude entre estética e psicanálise. Cotia: Ateliê Editorial, 2006.
FREUND, G. Fotografia e sociedade. Mafra: Vega, 1995.
JOHNSON, Brooks. Photography Speaks. New York: Aperture Foundation, 2004.
LE BOT, M. Lá mort dans l'art. Cimaise, 39/21, pp. 65-70, nov.dez., 1992.
MARTINO, Luis C. De qual Comunicação estamos falando? In: HOHLFELDT, Antonio, Martino, Luis C. & FRANÇA, Vera Veiga (Eds.) Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.
MERLEU-PONTY, M. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
MORIN, E. Neurose. In: _______. Cultura de massas no século XX. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. v. 1.
SCHILLER, F. Fragmentos das preleções sobre estética do semestre de inverno de 1792-93. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.
SONTAG, S. Diante da dor dos outros. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2003.
SOUGEZ, M. L. História da fotografia. Lisboa: Dianlivro, 1996.
SOULAGES, F. Estética de la fotografia. Buenos Aires: La Marca, 1998.
SOUSA, J. P. Fotojornalismo: Introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.
SULLIVAN, B. The Real Thing. Artnet. http://www.artnet.com/Magazine/features/sullivan/sullivan4-10-03.asp. Acessado em 13/05/2007
THE GUARDIAN, Londres, 31 jan. 2004.
BARILLI, R. Curso de estética. Lisboa: Editorial Estampa, 1994.
BARTHES, R. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BAUDELAIRE, C. Lettres: 1841 – 1866 (1906) Facsimile publicado em Gallica, Biblioteca Nacional da França: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k96352b. Acessado em 04/05/2007.
BENSE, M. Pequena estética. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.
BRIGHT, S. Art Photography Now. London: Thames & Hdson, 2006.
BURKE, P. Eyewitnessing. London: Reaktion Books, 2001.
COSTA, H. Da fotografia de imprensa ao fotojornalismo. Acervo: Revista do Arquivo Nacional, n. 1-2 (jan/dez 1993) Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1993.
FARACHE, Ana. Fotojornalismo e ideologia: diversidade conceitual e eficácia Comunicacional. Studium, http://www.studium.iar.unicamp.br/26/01.html. Acesso em junho de 2008.
FRAYZE-PEREIRA, J. A. Arte, dor: inquietude entre estética e psicanálise. Cotia: Ateliê Editorial, 2006.
FREUND, G. Fotografia e sociedade. Mafra: Vega, 1995.
JOHNSON, Brooks. Photography Speaks. New York: Aperture Foundation, 2004.
LE BOT, M. Lá mort dans l'art. Cimaise, 39/21, pp. 65-70, nov.dez., 1992.
MARTINO, Luis C. De qual Comunicação estamos falando? In: HOHLFELDT, Antonio, Martino, Luis C. & FRANÇA, Vera Veiga (Eds.) Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.
MERLEU-PONTY, M. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
MORIN, E. Neurose. In: _______. Cultura de massas no século XX. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. v. 1.
SCHILLER, F. Fragmentos das preleções sobre estética do semestre de inverno de 1792-93. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.
SONTAG, S. Diante da dor dos outros. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2003.
SOUGEZ, M. L. História da fotografia. Lisboa: Dianlivro, 1996.
SOULAGES, F. Estética de la fotografia. Buenos Aires: La Marca, 1998.
SOUSA, J. P. Fotojornalismo: Introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.
SULLIVAN, B. The Real Thing. Artnet. http://www.artnet.com/Magazine/features/sullivan/sullivan4-10-03.asp. Acessado em 13/05/2007
THE GUARDIAN, Londres, 31 jan. 2004.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 1970 Studium
Downloads
Não há dados estatísticos.