Resumo
O trabalho pretende mapear e discutir a intertextualidade da fotografia com outros meios, principalmente a narrativa ficcional cinematográfica. A partir da tríade do fotográfico entendida como a fotografia, o fotógrafo e o ato fotográfico (gesto de fotografar) presente em narrativas de imagem em movimento, procuramos compreender os campos entrecruzados que propiciam construções de significações no campo fotográfico. As temporalidades inerentes ao fotográfico e sua ampla difusão social como um suporte da vida moderna e contemporânea são fatores que emergem na intertextualidade da fotografia com outros meios.
Referências
BAEZA, Pepe. Por una función crítica de la fotografía de prensa. Barcelona: Gustavo Gili, 2001.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.
BARTHES, Roland. A camara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BRAIT, Beth. Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. Campinas: EDUCAMP, 1997.
BAZIN, André. O cinema. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BELLOUR, Raymond. Entre-imagens. Campinas: Papirus, 1997.
DUBOIS, Philippe. O ato fotografico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1998.
HATOUM, Milton. Relato de certo Oriente,. São Paulo: Companhia da Letras, 2004. 2. Ed.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.
FREUND, Gisele. La fotografia como documento social. Barcelona: Gustavo Gili, 1976.
GOLDBERG, Vick., The power of photography: How photographs changed our lives. New York :Abbevile Press, 1991.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia da Letras, 2003.
_______. Ensaios sobre a Fotografia. Rio de Janeiro: Editora Arbor, 1981.
TRANCHE, Rafael R. De la foto al fotograma. Madrid: Ed. Ocho y Medio, 2006.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.
BARTHES, Roland. A camara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BRAIT, Beth. Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. Campinas: EDUCAMP, 1997.
BAZIN, André. O cinema. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BELLOUR, Raymond. Entre-imagens. Campinas: Papirus, 1997.
DUBOIS, Philippe. O ato fotografico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1998.
HATOUM, Milton. Relato de certo Oriente,. São Paulo: Companhia da Letras, 2004. 2. Ed.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.
FREUND, Gisele. La fotografia como documento social. Barcelona: Gustavo Gili, 1976.
GOLDBERG, Vick., The power of photography: How photographs changed our lives. New York :Abbevile Press, 1991.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia da Letras, 2003.
_______. Ensaios sobre a Fotografia. Rio de Janeiro: Editora Arbor, 1981.
TRANCHE, Rafael R. De la foto al fotograma. Madrid: Ed. Ocho y Medio, 2006.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 1970 Studium
Downloads
Não há dados estatísticos.