Resumo
A proposta deste artigo é conduzir uma investigação sobre a fotografia contemporânea em sua relação com as novas mídias, a partir da noção de dispositivo. A complexidade de pensar uma fotografia contemporânea se
apresenta à medida que é preciso pensar que questões encerram a fotografia contemporânea? Que produções fotográficas reivindicam esse lugar? Como a noção de dispositivo pode nos ajudar a problematizar a relação entre dispositivo e subjetividade na atualidade? As novas modalidades da fotografia apresentadas no contexto das novas mídias parecem promover uma reorganização não apenas na essência do que foi instituído como fotográfico, mas também na relação do observador com a imagem.
Referências
BERGSON, Henri. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
CARVALHO, Victa de. O dispositivo imersivo e a imagem-experiência. Revista ECO-Pós, v. 9. n. 1.
_______. Dispositivos em evidência: a imagem como experiência em ambientes imersivos. In: Limiares da Imagem: tecnologia e estética na cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac&Naify, 2004.
_______. Géricault, the panorama and sites of reality in the early nineteenth. The MIT Press Journals. Disponível em http://mitpress.mit.edu/journals . Acesso em 7/8/2008
CRARY, J. The techniques of the observer. Cambridge: MIT Press, 1990.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.
_______. O que é o dispositivo?. In: _______. O Mistério de Ariana. Lisboa: Passagens, 1996.
_______. Um Retrato de Foucault. In: _______. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2000.
_______. A vida como obra de arte. In: _______. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2000.
DUGUET, Anne-Marie. Déjouer l’image: creations életroniques et numériques. France: Éditions Jacqueline Chambon, 2002.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas . São Paulo: Martins Fontes, 1987.
_______. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1997.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Editora34, 2001.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual . Rio de Janeiro: Editora 34 Letras, 1996.
PARENTE,A. Enredando o pensamento: redes de transformação e subjetividade. In _______(Org). Tramas na rede. Porto Alegre: Sulina, 2004.
_______. Cinema em trânsito: do dispositivo do cinema ao cinema do dispositivo. 2006 (no prelo).
SANTAELLA, Lucia. Corpo e comunicação. São Paulo: Paulus, 2004.
WEIBEL, Peter(Org). Future cinema. Cambridge: MIT Press, 2004.
WILSON, Stephen. Information arts: intersections of art, science and technology. Cambridge: MIT Press, 2002.
CARVALHO, Victa de. O dispositivo imersivo e a imagem-experiência. Revista ECO-Pós, v. 9. n. 1.
_______. Dispositivos em evidência: a imagem como experiência em ambientes imersivos. In: Limiares da Imagem: tecnologia e estética na cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac&Naify, 2004.
_______. Géricault, the panorama and sites of reality in the early nineteenth. The MIT Press Journals. Disponível em http://mitpress.mit.edu/journals . Acesso em 7/8/2008
CRARY, J. The techniques of the observer. Cambridge: MIT Press, 1990.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.
_______. O que é o dispositivo?. In: _______. O Mistério de Ariana. Lisboa: Passagens, 1996.
_______. Um Retrato de Foucault. In: _______. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2000.
_______. A vida como obra de arte. In: _______. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2000.
DUGUET, Anne-Marie. Déjouer l’image: creations életroniques et numériques. France: Éditions Jacqueline Chambon, 2002.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas . São Paulo: Martins Fontes, 1987.
_______. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1997.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Editora34, 2001.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual . Rio de Janeiro: Editora 34 Letras, 1996.
PARENTE,A. Enredando o pensamento: redes de transformação e subjetividade. In _______(Org). Tramas na rede. Porto Alegre: Sulina, 2004.
_______. Cinema em trânsito: do dispositivo do cinema ao cinema do dispositivo. 2006 (no prelo).
SANTAELLA, Lucia. Corpo e comunicação. São Paulo: Paulus, 2004.
WEIBEL, Peter(Org). Future cinema. Cambridge: MIT Press, 2004.
WILSON, Stephen. Information arts: intersections of art, science and technology. Cambridge: MIT Press, 2002.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 1970 Studium
Downloads
Não há dados estatísticos.