Banner Portal
Advento fotográfico
PDF

Palavras-chave

Evento memorável
Imagem fotog´rafica.

Como Citar

SANZ, Cláudia Linhares. Advento fotográfico : marca epistemológica da temporalidade moderna. Studium, Campinas, SP, n. 26, p. 88–104, 2006. DOI: 10.20396/studium.v0i26.12341. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12341. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Em 19 de agosto de 1839, o “messias” apresentou sua profecia. Tratava-se de evento memorável no Palácio do Instituto da França, uma sessão solene da Academia de Ciências e Belas Artes de Paris, em que dezenas de homens cultos acomodavam-se em cadeiras de couro e ouviam a apresentação de Louis Jacques Mande Daguerre. A divulgação oficial do invento representava o encerramento de um processo árduo de negociações entre Daguerre, o renomado deputado François Arago, o Ministério do Interior e a Câmara. Como fazem os cicerones – tomados de certo orgulho próprio e vaidade – Arago oferecia ao domínio público a magnífica invenção do amigo Daguerre, tornando-a, enfim, objeto de patente do governo francês e marcando o início da popularização de uma prática que se tornaria, muito em breve, absoluta febre moderna.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i26.12341
PDF

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. A arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

BARBOSA, Marialva. Meios de comunicação, memória e tempo: a construção da “redescoberta do brasil”. Tese (Pós-doutorado em Comunicação Social) - Laboratoire d’Anthropologie des Institutions et des Organisations Sociales – Laios. Centre National de la Recherche Scientifique, Paris, 1999.

BAUDELAIRE, Charles. O público moderno e a fotografia. Crítica salão de 1859. Texto mimeo.

BAUMAM, Zigmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

CRARY, Jonathan. Techniques of the Observer. Cambridge: Mit Press, 1990.

_____________. A visão que se desprende: Manet e o observador atento do fim do século XIX. In: CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

_____________. Suspensions of perception. Attention, Spectacle and moderna culture. Cambridge: Mit Press, 1992.

FATORELLI, Antônio. Fotografia e viagem. Entre a Natureza e o Artifício. Rio de Janeiro: Faperj, Relume Dumará, 2003.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

GERNSHEIM, Helmut. História gráfica de la fotografia. Barcelona: Foto Biblioteca, Ediciones Omega, 1966.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. A modernização dos sentidos. São Paulo: Editora 34, 1998.

GUNNING, Tom. O retrato do corpo humano: a fotografia, os detetives e os primórdios do cinema. In: CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

LEGGAT, Robert. A history of photography, from its beginnings till the 1920s. Bath: Ed Ph.D, Royal Photography Society, 1995.

MACHADO, Arlindo. Anamorfoses Cronotópicas ou a Quarta Dimensão da Imagem. In PARENTE, André. Imagem máquina: a era das tecnologias visuais. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

MONTEIRO, Rosa. Descobertas múltiplas: a fotografia no Brasil (1824-1833). Campinas: Mercado de Letras, 2001.

MONTEIRO, Rosana. Brasil, 1833: a descoberta da fotografia revisitada. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) - Instituto de Geociências, Universidade de Campinas, 1997.

NEWHALL, Beaumont. The history of photography: 1839 to the present day. New York: Moma, 1982.

SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1970 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.