Banner Portal
Fotografias do dispositivo
PDF

Palavras-chave

Fotografia e cotidiano
Imagem e realidade.

Como Citar

DE CARVALHO, Victa. Fotografias do dispositivo: por uma experiência do cotidiano. Studium, Campinas, SP, n. 26, p. 19–31, 2006. DOI: 10.20396/studium.v0i26.12293. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12293. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Em meio aos inúmeros discursos apocalípticos a respeito da perda do referente e da credibilidade da imagem, percebemos um forte movimento em busca do realismo nas produções imagéticas atuais. Seja na televisão, no cinema ou na fotografia, experimentamos diferentes modalidades de retorno ao realismo através de uma evidente explosão de narrativas do comum e do cotidiano que parecem, à primeira vista, ocupar o vazio deixado pelas imagens descomprometidas com o real, promovido pelas novas tecnologias digitais. Sob essa perspectiva, tudo nos leva a crer que no exato momento em que a imagem parece estar sob o risco máximo da ilusão absoluta e da perda da credibilidade, novas estratégias entraram em cena com o objetivo de devolver à imagem a experiência do realismo na atualidade. No entanto, pensar as estratégias de produção de imagens e seu interesse pelo realismo no contexto contemporâneo implica na revisão do próprio estatuto do Real e das suas formas de representação.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i26.12293
PDF

Referências

BATCHEN, G. Guilty Pleasures. In: LEVIN, T. Y.; FROHNE, U.; WEIBEL, P. (OrgS). CRTL Space: rethorics of surveillance from Benthan to Big Brother. London: MIT Press, 2002.
BENTHAN, J. O panóptico ou a casa de inspeção. In: SILVA, T.T. (Org). O panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
BRUNO, F.; PEDRO, R. Entre aparecer e ser: tecnologia, espetáculo e subjetividade Contemporânea. InTexto [online] N. 11 Disponível em: http://www.intexto.ufrgs.br/n11/a-n11a9.html
BRISSAC, N. Paisagens urbanas. São Paulo: Senac, 2004.
CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac&Naify, 2004.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: Artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1994. v.1.
DELEUZE, Gilles. O que é o dispositivo?. In ________. O mistério de Ariana. Lisboa: Passagens, 1996.
________. Os Estratos ou formações históricas: o visível e o enunciável. In: ________ Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005.
EXPÓSITO, A.M. El tiempo suspendido: fotografia y narración. Studium [online]. N.16. Disponível em: http://www.studium.iar.unicamp.br/16/
FATORELLI, A. Fotografia e viagem: entre a natureza e o artifício. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1997.
FREUD, S. Obras completas. In: ________ . O estranho. Rio de Janeiro: Imago. v. XVII.
GALASSI, P. Photography is foreign language. In: Phillip-Lorca diCorsia. New York: Museum of Modern Art, 1995.
LISSOVSKY, M. A Máquina de Esperar [online]. Disponível em http://www.pos.eco.ufrj.br/disciplinas/file.php/65/minhas_publicacoes/
mlissovsky2.pdf
________. O tempo e a originalidade da fotografia moderna. In: DOCTORS, M. (Org.) Tempo dos tempos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
TUCKERMAN. I. Michel Foucault, hoje, ou ainda: do dispositivo de vigilância ao dispositivo de exposição da intimidade. Revista Famecos, n. 27. Porto Alegre, 2005.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1970 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.