Banner Portal
Fotojornalismo e ideologia
PDF

Palavras-chave

Fotografia
Fotojornalismo e ideologia.

Como Citar

FARACHE, Ana. Fotojornalismo e ideologia: diversidade conceitual e eficácia comunicacional. Studium, Campinas, SP, n. 26, p. 5–18, 2006. DOI: 10.20396/studium.v0i26.12292. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12292. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho discute a presença, a leitura e a percepção da ideologia no fotojornalismo, apontando para a diversidade de conceitos e as divergências de abordagens. Apesar da análise crítica sobre a contaminação do fotojornalismo pela ideologia da mídia e do mercado, aqui se propõe uma reflexão voltada para aquele que parece ser, de fato, o principal objeto da fotografia jornalística: a imagem em si. Nesse sentido, reafirma-se sua eficácia comunicacional e sua autonomia como um meio de expressão - principalmente quando representa a dor e a perplexidade do homem diante da morte.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i26.12292
PDF

Referências

ALTHUSSER, L. A favor de Marx. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1979.
BAEZA, P. Por una función crítica de la fotografía de prensa. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2001.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
BOURDIEU, P. Sobre a televisão: seguido de a influência do jornalismo e os jogos olímpicos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.
CHAUÍ, M. O que é ideologia. São Paulo: Editora Brasiliense, 2006.
CHEVALIER, J & GHEERBRANDT, A. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1982.
COSTA, H. Da fotografia de imprensa ao fotojornalismo. Acervo: Revista do Arquivo Nacional, n. 1-2 (jan/dez 1993) Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1993.
GOVIGNON, B. The Abrams encyclopedia of photography. New York: Harry N. Abrams Inc. Publishers, 2004.
JOHNSON, B. (Ed.) Photography speaks: 150 photographers on their art. New York: Aperture Foundation, 2004.
LANGER, F. Icons of photography: the 19th century. Munich: Prestel, 2002.
NICHOLS, B. Ideology and the image: social representation in the cinema and other media. Bloomington: Indiana University Press, 1981.
ROCHA PITTA, D. P. Iniciação à teoria do imaginário de Gilbert Durand. Rio de Janeiro: Atlântica Editora, 2005.
SONTAG, S. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SOUGEZ, M. L. História da fotografia. Lisboa: Edições Cátedra, 1996.
SOUSA, J. P. Fotojornalismo: introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis: Letras contemporâneas, 2004.
Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Chapecó & Florianópolis: Argos Editora Universitária & Letras Contemporâneas, 2004.
THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Editora Vozes, 1995.
WPP 2005. World Press Photo 05. Amsterdam: Thames & Hudson, 2005.
WPP 2005a. Fifty years: World Press Photo. Amsterdam: Sdu Publishers, 2005.
ZIZEK, S. (Ed.) Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 1996.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1970 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.