Banner Portal
A aura de veracidade
PDF

Palavras-chave

Gêneros de fotojornalismo
Fotografia documental.

Como Citar

JOHN MRAZ; LLANGOSTERA, Enric. A aura de veracidade: ética e metafísica no fotojornalismo. Studium, Campinas, SP, n. 24, p. 80–95, 2006. DOI: 10.20396/studium.v0i24.12250. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12250. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo faz parte de uma polêmica que se gerou em torno da 6ª Bienal de Fotojornalismo, no México, em 2005. As Bienais de Fotojornalismo no México costumeiramente produzem discussões, mas desta vez estas foram particularmente ferozes, e vários fotojornalistas retiraram suas obras em protesto à decisão dos jurados de premiar um ensaio fotográfico que continha imagens, de acordo com eles, posadas e até plagiadas. Para os fotojornalistas dissidentes, não é ético dirigir uma cena ou mostrar as influências de outras fotografias. Neste artigo argumenta-se que o problema não é tanto uma questão de ética, mas sim de metafísica. São examinadas as crenças que temos sobre a fotografia documental e analisa-se o espaço existente nos diferentes gêneros do fotojornalismo para a direção de cenas. A análise está baseada na observação de fotografias clássicas como a do "Miliciano no momento de sua morte" por Robert Capa e as realizadas por Ruth Orkin e Nacho López dos homens que dizem cantadas às mulheres na rua. Ademais, o argumento constrói-se com base nas idéias de fotojornalistas como Henri Cartier-Bresson e de pensadores como Roland Barthes e Edmundo Desnoes.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i24.12250
PDF

Referências

Agee, James and Walker Evans. 1941. Let Us Now Praise Famous Men . Publicado en varias versiones.
Barthes, Roland. Cámara lúcida . Barcelona: Paidos, 1990.
Cartier-Bresson, Henri. 1999. The Mind's Eye: Writings on Photography and Photographers . Nueva York: Aperture.
-----. 1991. "Lo imaginario, a partir de la naturaleza", El País Semanal , 5 de enero.
Curtis, James. 1989. Mind's Eye, Mind's Truth: FSA Photography Reconsidered . Philadelphia: Temple University Press.
Desnoes, E dmundo. 1967. "La imagen fotográfica del subdesarrollo", en Punto de vista . La Habana: Instituto del Libro.
"Fórum de debate" da 6ª Bienal de Fotojornalismo Mexico, http://www.fotoperiodismo.org .
Fulton, Marianne. 1988. Eyes of Time: Photojournalism in America , Boston , Little, Brown, and Co.
Garner, Gretchen. 2003. Disappearing Witness. Change in Twentieth-Century American Photography , Baltimore : John Hopkins University Press.
Horton, Brian. 1990. The Associated Press Photojournalism Stylebook. The News Photographer's Bible . Nueva York: Addison-Wesley.
Levin, G. Roy. 1971. "Jean Rouch", en Documentary Explorations: 15 Interviews with Film-Makers . Garden City: Doubleday.
López, Nacho. 1956. Notas para la exposición "Nacho López: Photographer of Mexico", Organización de Estados Americanos, Washington, D.C. Archivo Documental Familia López-Binnquist.
Morris, John G. y John Mraz. 2003. "Correspondencia entre John G. Morris y John Mraz, Noviembre de 2002 - Marzo de 2003", Revista Zonezero , www.zonezero.com , 2003.
Mraz, John. 1999. Nacho López y el fotoperiodismo mexicano en los años cincuenta , México: CONACULTA-INAH y Editorial Océano.
-----. 2002. "¿Qué tiene la fotografía de documental? Del fotoreportaje dirigido al fotoperiodismo digital", Revista Zonezero , www.zonezero.com .
-----. 2004. "De la ‘Muerte de un soldado republicano' de Robert Capa al escándalo político en el México contemporáneo: reflexiones sobre el digitalismo y la credibilidad", Revista Zonezero , www.zonezero.com , 2004.
Mraz, John y Jaime Vélez Storey. 2005. Trasterrados: braceros vistos por los Hermanos Mayo . México: Archivo General de la Nación y Universidad Autónoma Metropolitana.
Orkin, Ruth. 1981. A Photo Journal . Nueva York: Viking Press.
Rodríguez, José Antonio. Ensayos escritos en El financiero . 2005.
Schwartz, Dona. 1992. "To Tell the Truth: Codes of Objectivity in Photojournalism", Communication 13.
Stott, William. 1976. Documentary Expression and Thirties America . Nueva York: Oxford University Press.
Whelan, Richard. 2004. "Proving that Robert Capa's ‘Falling Soldier' is Authentic", www.pbs.org/wnet/americanmasters/database/capa_r.htm
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1970 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.