Banner Portal
A imagem pelo furo da agulha
PDF

Palavras-chave

Imagem
Ato fotográfico.

Como Citar

FÁBIO GOVEIA. A imagem pelo furo da agulha: breves pensamentos sobre pinhole. Studium, Campinas, SP, n. 24, p. 62–79, 2006. DOI: 10.20396/studium.v0i24.12249. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12249. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como objeto a análise da produção de fotografias que dispensam os modernos aparatos tecnológicos e são captadas por meio de câmeras de orifício (pinholes). As imagens feitas com pinholes são capazes de fomentar um novo modelo de visão fotográfica, deslocando o modo de representação e apresentando ao leitor um paradoxo: a imagem mais objetiva é aquela que não conta com o auxílio da objetiva (lente). Para além de seu caráter educativo e lúdico, as fotografias com pinhole propõem um outro paradigma de visão do mundo. Essa forma de ver nasce de imagens produzidas com latas de leite em pó, caixas de papelão ou até mesmo um pimentão. As coisas passam a ser a medida do olhar do observador. O olho humano deixa de ser o único lugar da visualidade e o fotógrafo passa a ter um trabalho dialógico com a câmera.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i24.12249
PDF

Referências

ALVAREZ, Regina. Fotografia Sem Câmara: Mostra de Regina Alvarez. Mostra de Fotografia n°. 9. Rio de Janeiro: Funarte/Núcleo de Fotografia, 1981.
______________. Foco no Buraco da Agulha. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, ano 21, n° 1.053, suplemento Domingo, p. 16-18, 7 jul. 1996. Entrevista concedida a Ana Madureira de Pinho.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993.
BENJAMIN, Walter. Pequena História da Fotografia. In: _______. Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre Literatura e História da Cultura (Obras Escolhidas, volume 1, 7ª edição). São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENTES, Ivana. Do Modelo Industrial ao Biotecnológico. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: http://bocc.ubi.pt/pag/bentes-ivana-industrial-biotecnologico.html . Acesso em 14 de fev. 2005.
DIETRICH, J. Câmara Obscura: Convidando o Mundo a Falar. In: SOUZA, Solange Jobim e. Mosaico: Imagens do Conhecimento. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2000.
___________. Viagens na terra deles (Reisen im Land der Anderem). Catálogo da exposição Viagens na terra deles: fotografias de Jochen Dietrich. Rio de Janeiro: Ateliê da Imagem, jul./ago. 2004.
FALIERI, Cleber. Galeria Pinhole Fotografias: Imagens Tubulares. Contagem, 2002. Disponível em http://eba.ufmg.br/cfalieri/arquivos/cfalieri-contagem-92/tuboentrar.html . Acesso em 10 de mai. 2005.
FATORELLI, A. Fotografia e Modernidade. In: SAMAIN, E. O Fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998.
___________. Fotografia e Subjetividade. In: SOUZA, Solange Jobim e. Mosaico: Imagens do Conhecimento. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2000.
___________. Fotografia e Viagem: Entre a Natureza e o Artifício. Rio de Janeiro: Relume-Dumará/Faperj, 2003.
FLUSSER, V. Filosofia da Caixa Preta: Ensaios para uma Futura Filosofia da Fotografia. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2002.
GOVEIA, Fábio. Vitória pelo buraco da agulha: uma experiência com fotografia sem câmera. Monografia. Vitória, UFES, 2000.
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. São Paulo: Brasiliense, 1984.
RENNER, E. Pinhole Photography: Rediscovering a Historic Technique. 2ª edição. Boston e Londres: Focal Press, 2000.
___________. Pinhole Resource Website Gallery. Disponível em http://www.pinholeresource.com/select_images.html . Acesso em 23 abr. 2006.
SONTAG, S. Ensaios sobre a Fotografia. Rio de Janeiro: Arbor, 1981.
VIRILIO, P. A Máquina de Visão. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1970 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.