Banner Portal
A fotografia e o Museum of Modern Art (Nova York):
PDF

Palavras-chave

Fotografia e artistas
Relações.

Como Citar

DOBRANSZKY, Diana. A fotografia e o Museum of Modern Art (Nova York): : Origens. Studium, Campinas, SP, n. 24, p. 49–60, 2006. DOI: 10.20396/studium.v0i24.12248. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12248. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Em 1934 Newhall publicou um de seus primeiros artigos sobre fotografia na revista Parnassus. Esse artigo discutia a relação da fotografia com os artistas e foi resultado do convite que Paul Sachs fez a Newhall para falar aos membros da College Art Association no Metropolitan Museum of Art, de Nova York. Sachs foi professor de B. Newhall em Harvard, quando ele assistiu ao seu curso sobre administração de museus. Naquela época a fotografia não era estudada de maneira sistemática e poucos estudiosos das artes se interessavam em estudar ou escrever sobre ela. Ao saber do tema escolhido por Newhall, Sachs ficou surpreso, mas consentiu na empreitada de seu aluno. Paul Sachs foi figura importante para a história da arte americana pois formou toda uma geração de diretores, curadores e administradores de museus na primeira metade do século XX. Seu pupilo de maior influência é notadamente Alfred H. Barr Jr., primeiro diretor do Museum of Modern Art de Nova York, museu que tinha Sachs como um de seus administradores (trustees). Barr e Newhall se tornariam colegas de trabalho em 1935, ano em que o MoMA estava a procura de um novo bibliotecário.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i24.12248
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1970 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.