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Panorama da auto-imagem videográfica no Brasil
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Palavras-chave

Auto-imagem do autor
Vídeo no Brasil.

Como Citar

VIEIRA, Leandro. Panorama da auto-imagem videográfica no Brasil. Studium, Campinas, SP, n. 23, p. 34–43, 2006. DOI: 10.20396/studium.v0i23.12240. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12240. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Pode se dizer que a auto-imagem do autor, na década de 70, configura a primeira grande escola do vídeo experimental brasileiro, considerando que, além da questão conceitual propriamente dita (a discussão sobre gênero, identidade e política, que caracterizaram fortemente a produção deste período e que configuram uma estreita relação com o corpo), os reduzidos recursos técnicos de que os artistas brasileiros dispunham na época para trabalhar com a imagem eletrônica acabaram por determinar uma certa estilística. Minimais e auto-referentes, boa parte dos vídeos realizados nos anos 70 explicitam na tela a presença de seus autores. Entre outras coisas, não havia a possibilidade de editar satisfatoriamente o material gravado, de modo que os processos de produção e pós-produção acabavam por se fundir, justificando a utilização predominante do plano-seqüência, tomado em tempo real para que não houvesse a necessidade de uma posterior edição.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i23.12240
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Referências

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