Resumo
Pode se dizer que a auto-imagem do autor, na década de 70, configura a primeira grande escola do vídeo experimental brasileiro, considerando que, além da questão conceitual propriamente dita (a discussão sobre gênero, identidade e política, que caracterizaram fortemente a produção deste período e que configuram uma estreita relação com o corpo), os reduzidos recursos técnicos de que os artistas brasileiros dispunham na época para trabalhar com a imagem eletrônica acabaram por determinar uma certa estilística. Minimais e auto-referentes, boa parte dos vídeos realizados nos anos 70 explicitam na tela a presença de seus autores. Entre outras coisas, não havia a possibilidade de editar satisfatoriamente o material gravado, de modo que os processos de produção e pós-produção acabavam por se fundir, justificando a utilização predominante do plano-seqüência, tomado em tempo real para que não houvesse a necessidade de uma posterior edição.
Referências
CORDEIRO, Analivia. Nota-Anna: A escrita eletrônica dos movimentos do corpo baseada no método Laban. São Paulo: Annablume/FAPESP, 1998.
COSTA, Cacilda Teixeira da. Videoarte no MAC. In: MACHADO, Arlindo (Org.). Made in Brasil: Três Décadas do Vídeo Brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural, 2003. pp. 69-73.
FERRÉS, Joan. Funções do vídeo no ensino. In: Vídeo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. pp.45-62.
FUNDAÇÃO BIENAL. XII Bienal de São Paulo. Catálogo. Fundação Bienal de São Paulo, 1973.
KRAUSS, Rosalind. Video: the aesthetics of narcissism. In: JONES, Amelia e WARR, Tracey (Eds.). The artist's body. London: Phaidon, 2000. pp. 277-280.
MACHADO, Arlindo. Uma experiência radical de videoarte. In: COSTA, Helouise (Org.). Sem medo da vertigem: Rafael França. São Paulo: Marca d'Água, 1997. pp. 75-81.
NICHOLS, Bill. Documentary modes of representation. In: Representing reality: issues and concepts in documentary. Indianapolis: Indiana University Press. 1991. pp. 32-75.
SENRA, Stella. A tela e a pele. Folha de S. Paulo, São Paulo, 30 abr. 2000. Caderno Mais, n. 429, pp. 04-09.
ZANINI, Walter. Duas décadas difíceis: 60 e 70. In: AGUILAR, Nelson (Org.). Bienal Brasil Século XX. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994. pp. 306-321.
________. Vídeo-arte: uma poética aberta. In: ALBUQUERQUE, Marília Saboya de (Org.). Catálogo do I Encontro Internacional de Vídeo-arte de São Paulo, Museu de Imagem e do Som, 13 a 20 de dezembro de 1978; e In: PECCININI, Daisy V. M. (Coord.) Arte: novos meios-multimeios, Brasil 70/80. São Paulo: Fundação Armando Álvares Penteado, 1985. pp. 87-92.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 1970 Studium