Resumo
Escolher uma imagem para analisar é sempre uma tarefa difícil pelas características de pessoalidade, subjetividade e cognição que envolvem essa escolha. À interação entre o olhar analítico e a imagem interpõem-se fluxos racionais e emocionais, alteridades e identidades. Muitas vezes vemos somente o outro, outras vezes nos vemos refletidos em ilusão auto-projetiva. A leitura de uma imagem ou o significado da imagem fotográfica teve na busca de sua "estrutura" a razão de encontro de possíveis significações em clássico artigo de Roland Barthes. "Le message photographique" foi publicado em 1962 no número inicial da revista Communications, no qual Barthes identifica a fotografia como um analogon do real sendo que sua estrutura se caracterizaria por ser puramente denotativa. Barthes propõe abordar a fotografia de imprensa, ou seja, a co-presença sempre de duas estruturas diferentes: texto e imagem.
Referências
BARTHES, Roland. "A mensagem fotográfica", in Teoria da comunicação de massa, Rio de Janeiro:Paz e Terra,1978.
BECEYRO, Raul. Ensayos sobre Fotografia; Buenos Aires:Paidós, 2003 ( edição ampliada).
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta - Ensaios para uma futura filosofia da fotografia, São Paulo:Hucitec, 1985.
SONTAG, Susan. Ensayos de Fotografia; CM:Arte y Libros, 1981.
Catálogo de exposição Martín Chambi - Fotografia Del Peru 1920-1950 Banco de la Republica/ Biblioteca Luis-Angel Arango, noviembre de 1988 Texto de Introdução: "El Ojo de la Dignidad", de Carolina Ponce de Leon

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