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Laróyè
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Palavras-chave

Representações fotográficas
Arte e candomblé.

Como Citar

CAMARGO, Denise. Laróyè: das ruas ao terreiro, duas representações fotográficas da divindade Exu. Studium, Campinas, SP, n. 22, p. 66–78, 2005. DOI: 10.20396/studium.v0i22.12233. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12233. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Diferentes estudos sobre o candomblé mostram que há um conjunto de características e traços de personalidade que organizam numa mesma classificação cada um dos orixás e seus devotos considerados como descendentes míticos (Bastide, 2001; Prandi, 1996; Augras, 1983; Verger, 1981). A cada uma dessas classes se denominou estereótipo do orixá. Sua importância no cotidiano dos terreiros é tamanha que um novo adepto que se aproxima do candomblé deve, antes de tudo, se enquadrar em um desses tipos, e deve aprender a reconhecer os seus iguais e seus diferentes na nova sociabilidade do terreiro (Prandi, 1996). Tudo indica que as artes ligadas ao candomblé, inclusive a fotografia, prestam-se à decodificação e recodificação desses estereótipos, como linguagem e símbolos que estabelecem a ligação entre os diferentes elementos dessa religiosidade e de suas expressões sociais que se efetivam no cotidiano dos filhos-de-santo - uma (re)ligação entre o rito contemporâneo e a mitologia ancestral.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i22.12233
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Referências

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