Banner Portal
Entre a memória e o esquecimento
PDF

Palavras-chave

Fotografia
Realismo.

Como Citar

ENTLER, Ronaldo. Entre a memória e o esquecimento: o realismo da obra de Sophie Calle. Studium, Campinas, SP, n. 22, p. 54–65, 2005. DOI: 10.20396/studium.v0i22.12232. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12232. Acesso em: 14 abr. 2024.

Resumo

Os personagens da fotografia têm uma forte vocação para o anonimato. São muitas vezes escolhidos a certa distância, em meio à multidão e, somente depois, diante da imagem pronta, são objetos de um olhar mais detalhado, atento ao vestuário, aos gestos, fisionomias, ao caminho que seguiam. Nesse momento, a especulação sobre a identidade das pessoas retratadas pode ser inevitável mas, ainda assim, muitos autores normalmente assumem o anonimato como condição de seus registros. Em termos formais, esse personagem pode ser apenas um elemento da composição. Em termos referenciais, pode ser um representante aleatório de um grupo social mais amplo. No entanto, se nosso olhar não é o do esteta ou do cientista, veremos que ele resiste a esses papéis: encontramos nele algo além da matéria-prima que constitui a obra de arte e do espécime exemplar de uma categoria social. Vemos um indivíduo com sua história irredutível, apesar de inacessível, e que pode fisgar intensamente o olhar mais despretensioso.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i22.12232
PDF

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BACHA, Maria de Lourdes. Realismo e verdade. Temas de Peirce. São Paulo: Legnar, 2003.
BAQUE, Dominique. La photographie plasticienne. Paris: Regard, 1998.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Lisboa: Assírio & Alvim, 1998.
CALLE, Sophie. M'as-tu vue. Paris: Centre Pompidou / Xavier Barral, 2003.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios, Campinas: Papirus, 1994.
HARRISON, Charles; Wood, Paul. Art en théorie: 1900-1990. Paris: Hazen, 1997.
HORNE, Stephen et alii. Fictions or other accounts of Photography. Montreal: Dazibao, 2000.
KOURY, Mauro G. Pinheiro (org.). Imagem e memória. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.
MIRZOEFF, Nicholas. The visual culture reader. N. Yrok: Routledge, 2001.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica, São Paulo: Perspectiva, 1977.
ROBIN, Régine. La memoire saturée.: Stock, 2003.
SAMAIN, Etienne (org.). O Fotográfico. São Paulo: Hucitec/CNPq, 1998.
SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária. Campinas: Papirus, 1996.
SOULAGES, François. Esthétique de la Photographie. La perte et lê reste. Paris: Nathan, 1998.
WEINRICH, Harald. Lete - Arte e crítica do esquecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1970 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.