Banner Portal
Passageiros do tempo e a experiência fotográfica:
PDF

Palavras-chave

Tempo
Experiência fotográfica.

Como Citar

SANZ, Cláudia Linhares. Passageiros do tempo e a experiência fotográfica: : do álbum de família ao blog digital. Studium, Campinas, SP, n. 22, p. 39–53, 2005. DOI: 10.20396/studium.v0i22.12231. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12231. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A instauração de novas concepções sobre o tempo e o espaço, ambas categorias fundantes de nossos modos de viver, pode ser avaliada como sinal do processo de mutação que se opera na cultura contemporânea, presente não apenas nos hábitos cotidianos, mas também na enorme produção imagética que os acompanha. As novas experiências tempo-espaciais constituem formas inéditas de administrar a vida que afetam a experiência subjetiva, ressignificando noções como as de passado e presente, público e privado, atual e virtual. Nesse contexto, a fotografia da vida privada é progressivamente substituída pelos álbuns digitais e pelos fotologs, dispositivos de visibilidade que se integram às transformações da experiência temporal contemporânea e se investem da lógica da aceleração, da instantaneidade e da virtualização.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i22.12231
PDF

Referências

BARBOSA, Marialva. Meios de comunicação, memória e tempo: a construção da "redescoberta do brasil". Texto final da pesquisa de pós-doutorado em Comunicação Social realizada no Laboratoire d'Anthropologie des Institutions et des Organisations Sociales - Laios/Centre National de la Recherche Scientifique, Paris, 1999: 32.
BAUMAN, Zigmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2001: 83.
BEZERRA, Benilton. A retomada do futuro: tempo e utopia na subjetividade contemporânea In Souza, Solange Jobim (org.). Mosaico, imagens do conhecimento. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2000: 89. Ver também Taylor, James. As fontes do self. A construção da identidade moderna. São Paulo: Editora Loyola, 1997.
BEZERRA, Benilton. Seremos sujeitos amanhã? Cadernos de Psicanálise, n. 21. Rio de Janeiro: CPRJ, 1999: 7.
BORGES, Jorge Luís. Prosa Completa. Barcelona: Ed. Bruguera, 1979. Vol. 1.
BRUNO, Fernanda. Máquinas de ver, modos de ser: visibilidade e subjetividade nas novas tecnologias de informação e de comunicação. Anais da XIII Compós, São Paulo: 2004.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: ed. 34, 1992: 216.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Editora Martins Fontes, São Paulo, 1987.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. A modernização dos sentidos. São Paulo: Editora 34, 1998: 27.
SANZ, Cláudia Linhares. "Passageiros do tempo e a experiência fotográfica: da modernidade analógica à contemporaneidade digital." Dissertação de mestrado, Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2005, no prelo.
SENNETT, Richard. O declínio do homem público, as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1999: 35.
SIBILIA, Paula. Os diários íntimos na internet e a crise da interioridade psicológica. In Olhares sobre a cibercultura. Lemos, André e Cunha, Paulo (org.) Porto Alegre: Ed. Sulina, 2003: 143.
SILVA, Armando. Álbum de família. La imagen de nosostros mismos. Bogotá: Editorial Norma, 1998.
VAZ, Paulo. Tempo e tecnologia. Tempo dos tempos. Marcio Doctors (org.)Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003: 75.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1970 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.