Resumo
O Foto-Cine Clube Bandeirante é um clube de fotografia, fundado em São Paulo em 1939 e que entre 1948 e 1953 se auto-afirmou como local de referência para uma produção fotográfica "moderna" no Brasil. Em busca de uma experiência em fotografia que acompanhasse as mudanças na organização urbana decorrentes do período pós-guerra, forma-se no interior do Clube um espaço para a crítica aberta a novas representações artísticas no suporte fotográfico. Essa crítica pode ser encontrada em artigos publicados no Boletim do FCCB, a partir de 1948, assim como na produção fotográfica, suscitada pelas atividades do Clube - concursos, excursões, salões e seminários - que teve em 1953 seu auge em termos de repercussão no contexto artístico. Reconhecida como "moderna", ocupou uma sala especial na II Bienal Internacional de Arte de São Paulo.
Referências
[2] COSTA, Helouise & SILVA, Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004. p. 36-37.
[3] Ver MELLO, Maria Teresa Bandeira de. Arte e fotografia: o movimento pictorialista no Brasil. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1998.
[4] Pude realizar um pouco desse exercício na monografia "A Crítica Fotográfica no Interior do Foto Cine Clube Bandeirante: o embate entre a fotografia pictorialista e a fotografia "moderna" , Unicamp, 2004, sob orientação de Profª Drª Iara Lis Schiavinatto.
[5] Texto 1: POLACOW, Jacob. Arte Fotográfica em seus aspectos locais. FCCB-Boletim, v. IV, n.43, nov.1949. Texto 2: SALVATORE, Eduardo. "onsiderações sobre o Momento Fotográfico. FCCB-Boletim, v. VI, n.67, nov.1951.
[6] STERENTAL, Volf .Tendencias da fotografia. FCCB-Boletim, v. IV n.39, 1949.
[7] CSORGEO, Tibor. A missão e o campo de ação da fotografia moderna. FCCB- Boletim, v. III, n. 31, nov. 1948.
[8] DUARTE, Benedito Junqueira A Crítica do IX Salão. F.C.C.B. Boletim, Ano V, nº53, set.1950

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 1970 Studium