Banner Portal
A fotografia com câmeras precárias
PDF

Palavras-chave

Manifestação do abandono
Fotografia e qualidade.

Como Citar

MONJE, Alberto A. A fotografia com câmeras precárias. Studium, Campinas, SP, n. 20, p. 97–105, 2005. DOI: 10.20396/studium.v0i20.12213. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12213. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Fotografar com câmeras de tecnologia precária é a manifestação do abandono final da ilusão positivista de que o homem pode dominar a natureza e seus materiais mediante instrumentos cada vez mais complexos e sofisticados, os quais terminam por impor suas regras, ou melhor, as regras segundo as quais foram desenhados e que estabelecem limites, intangíveis porém rígidos, à liberdade de expressão do artista. Ao tentar decifrar as características dessa prática deve-se postular a dupla condição das fotografias como ato e imagem. Como ato, na articulação da realidade, matéria- prima com a qual se construirá a obra, com a disposição intelectual e emocional do fotógrafo, origem do gesto que resgatará de uma vez e para sempre a impressão fugitiva, que em um mundo em constante mudança, oprimiu sua intenção simbólica. Como imagem, em seu caráter de vestígio, reprodução supostamente objetiva e exata da aparência dos objetos que enfrenta, manifestada pela resposta do material sensível em gradações de luz e sombra.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i20.12213
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1970 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.