Banner Portal
Cárcere de Caseros - “Desaparecimentos: retratos na ausência”
PDF

Palavras-chave

Fotografia antropológica
Tempo e memória.

Como Citar

DEL VALLE, Verónica; NUCIARI, Valeria. Cárcere de Caseros - “Desaparecimentos: retratos na ausência”: . Studium, Campinas, SP, n. 20, p. 54–74, 2005. DOI: 10.20396/studium.v0i20.12210. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12210. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho consideramos a fotografia como um instrumento central dentro da investigação antropológica. Vivemos sob uma chuva permanente de imagens, a  maioria das quais passa por nós sem deixar vestígio na memória. Tomamos as imagens como processos emocionais incompletos, e buscamos gerar reflexões críticas nos espectadores, os quais esperamos que, fazendo intervir seu saber prévio, supram as lacunas da representação. Ao olhar uma imagem o espectador se apropria de certos elementos da foto, utilizando ao acaso associações subjetivas, que serão para ele como pequenos relatos, fragmentos soltos do real. Nos propomos a tomar as fotografias como um olhar fragmentado para que quem olhar as imagens construa um quadro crítico e emotivo a respeito do condicionamento, a reclusão e a exclusão da vida dentro da sociedade. Centrando-nos no cárcere como uma metáfora de um sistema que se reproduz em todos os aspectos da sociedade, a vigilância e o castigo, a exclusão, a restrição e a  norma, nos propomos a possibilidade de construir isso através de imagens e textos. Toda pessoas excluída dentro da sociedade está confinada a um mesmo papel recortado, imóvel e petrificado similar ao dos presos dentro de uma prisão.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i20.12210
PDF

Referências

AUGE, M. Los no lugares. Barcelona : Ed. Gedisa, 2000.
BARTHES, R. La cámara lúcida : notas sobre fotografía. Barcelona : Ed. PAIDOS, 1989.
BARTHES, R. La escritura de lo visible. In: ________ Lo obvio y lo obtuso : imágenes, gestos, voces. Barcelona : Editorial Paidos, 1995. p.11-67.
COLLIER, J. Antropologia visual : a fotografia como método de pesquisa. São Paulo : EPU,1973.
DUBOIS, P. El acto fotografico: de la representacion a la recepcion. Barcelona : Editorial Paidós, 1986.
EDWARDS, E. Antropologia e fotografia. Cadernos de Antropologia e Imagem, UERJ, n.2, 1996.
EDWARDS, E. Beyond the boundary: a consideration of the expressive in photography and anthropology. In : BANKS, Marcus. Rethinking visual anthropology. New Haven : Yale University Press, 1997.
FOUCAULT, M. Vigilar y castigar Buenos Aires : Siglo XXI Editores, 2003.
KOSSOY, B. Fotografia e historia. [Bogotá] : Ed La Marca, 2001.
PINHEIRO, J. Antropologia, arte, fotografia: dialogos interconexos. Cadernos de Antropologia e Imagem, UERJ, n.10.
VATTIMO, G. El fin de la modernidad. Barcelona : Ed. Gedisa, 2000.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1970 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.