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Roland Barthes e a escritura
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Palavras-chave

Signo fotográfico
Imagem.

Como Citar

BRAGA, Robson Aurélio Adelino. Roland Barthes e a escritura : um olhar poético sobre o signo fotográfico. Studium, Campinas, SP, n. 19, p. 47–61, 2019. DOI: 10.20396/studium.v0i19.11797. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/11797. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

Quando as abordagens em torno da fotografia encontraram na teoria semiótica de C. S. Peirce o conceito de índice, ouviu-se a declaração triunfal de que estava estabelecida a ontologia do signo fotográfico. A partir desse momento, os ventos da moda estruturalista já não enfunariam as velas do debate acadêmico, e esmaeceria o ímpeto de estabelecer sistemas de significação sobre uma suposta estrutura imanente da imagem fotográfica. A análise indicial que se seguiu pretende fundar-se inteiramente na descrição do dispositivo técnico que propicia a gênese da imagem; considera que são os pressupostos técnicos da câmara escura que dão origem à imagem fotográfica como o registro de um traço físico-químico. 

https://doi.org/10.20396/studium.v0i19.11797
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