Banner Portal
Fotografia e a representação do Rio de Janeiro moderno em Fon-Fon!
PDF

Palavras-chave

Fotografias
Representação.

Como Citar

DE OLIVEIRA, Cláudia. Fotografia e a representação do Rio de Janeiro moderno em Fon-Fon! Selecta e Para Todos... (1907-1930). Studium, Campinas, SP, n. 15, p. 99–111, 2019. DOI: 10.20396/studium.v0i15.11769. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/11769. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Este texto discute a construção do modernidade no Rio de Janeiro no início do século XX, a partir de fotografias criadas para as ilustradas Fon-Fon!, Selecta e Para Todos..., entre 1907 e 1930. A imagem fotográfica é tomada como ilustração para se pensar um espectro de questões relacionadas à emergência do moderno na capital federal - valores culturais e políticos vinculados à natureza de sua modernidade e de sua  modernização, bem como discussões e percepções filosóficas e estéticas de um grupo grande de intelectuais, artistas gráficos e fotógrafos que colaboraram para estas três revistas, ou seja: aqueles que iniciaram a sua vida literária e artística em torno da estética simbolista, em artes e em literatura, e vieram a conformar o modernismo no Rio de Janeiro. Fon-Fon! em seus seus primeiros oito anos - de 1907 a 1915 - foi  editada por três intelectuais de filiação simbolista, Gonzaga Duque, Mário Pederneira e Lima Campos, e Selecta e Para Todos... por Álvaro Moreyra, intelectual gaúcho que começa a sua carreira como cronista na Fon-Fon!, em 1913.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i15.11769
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.