Banner Portal
Uma nota sobre comunidades tradicionais e unidades de conservação
PDF

Palavras-chave

Territórios quilombolas
Terras indígenas
Reservas extrativistas

Como Citar

ALMEIDA, Mauro William Barbosa de; REZENDE, Roberto. Uma nota sobre comunidades tradicionais e unidades de conservação. RURIS (Campinas, Online), Campinas, SP, v. 7, n. 2, 2015. DOI: 10.53000/rr.v7i2.1887. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ruris/article/view/16882. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

A apresentação deste volume tratou suficientemente do conteúdo das contribuições ao seminário, que trazem estudos de caso de Territórios Quilombolas, Terras Indígenas e Reservas Extrativistas onde ocorrem conflitos, expulsão e resistência. Fazemos aqui algumas observações adicionais sobre essas situações frequentes nos Parques, Estações Ecológicas e Reservas geridas por órgãos federais e estaduais, começando por destacar duas situações. A primeira é a expulsão de moradores tradicionais de seus territórios tradicionais convertidos em Unidades de Conservação, que se dá por diversos meios que vão da privação de meios de vida à violência e intimidação, amiúde com apoio de promotores públicos e organizações ambientalistas. A segunda situação é menos conhecida e diz respeito a confl itos entre demandas de moradores nessas áreas, que se dividem às vezes entre os que se identifi cam como "comunidades tradicionais" ou "quilombolas", e os que reivindicam "identidades indígenas", havendo ainda aqueles que preferem a condição de agricultores familiares inseridos nas políticas dirigidas a estes.

https://doi.org/10.53000/rr.v7i2.1887
PDF

Referências

ALMEIDA, Alfredo W. B. de. Territórios e territorialidades específicas na Amazônia: entre a "proteção" e o "protecionismo". Cad. CRH [online]. vol. 25, n. 64, pp. 63-72, 2012.

ALMEIDA, Mauro. W. B. de; PANTOJA, Mariana. C. Justiça local nas Reservas Extrativistas. Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas, Campina Grande, v. 23, n.1-2, p. 27-41, 2004.

BRASIL, LEI nº 9.985, de 18 de Julho de 2000. Regulamenta o art. 225, §1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Brasília: Diário Ofi cial da República Federativa do Brasil.

BRASIL. Decreto nº 98.863, de 23 de janeiro de 1990. Cria a Reserva Extrativista do Alto Juruá. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil.

BRASIL. Decreto nº 5.051, de 19 de abril de 2004. Promulga a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho – OIT sobre Povos Indígenas e Tribais. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil.

BRASIL. Decreto nº 6040, de 7 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. ICMBio. Portaria Conjunta nº 1, de 29 de maio de 2013. Cria Grupo de Trabalho Interinstitucional com o objetivo de identificar e analisar situações de interface entre Terras Indígenas e Unidades de Conservação, inclusive Reservas Extrativistas – RESEX, caracterizando as situações de conflito e as situações não conflituosas. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil.

GRABNER, Maria Luiza (coord.), Territórios de Povos e Comunidades Tradicionais e as Unidades de Conservação de Proteção Integral. Alternativas para o Asseguramento de Direitos Socioambientais. Ministério Público Federal, 6ª Câmara de Coordenação e Revisão. Brasília, 2014.

FANY, Ricardo (org.). Terras Indígenas & Unidades de Conservação da Natureza. O Desafio das Sobreposições. São Paulo, Instituto Socioambiental (ISA), 2004.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2015 RURIS (Campinas, Online)

Downloads

Não há dados estatísticos.