Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Contribuições enviadas para a RURIS devem seguir as seguintes normas:

  • 1. Serão publicados resenhas, traduções e artigos e/ou ensaios inéditos em língua portuguesa e espanhola que cumpram com os procedimentos aqui especificados.
  • 2. Todos os trabalhos devem ser encaminhados por meio do Open Journal System - OJS.
  • 3. Deverão obedecer ao sistema de citação autor-data, 25 (vinte e cinco) laudas (incluindo imagens e bibliografia), apresentando a seguinte formatação: fonte Arial; tamanho 12; entrelinha 1,5; margens: superior = 3.0 / inferior = 2.5 / laterais = 3.0.
  • 4. Excluir as informações institucionais e nome de autores do arquivo. Dados de identificação de autoria e instituição de vínculo são EXCLUSIVOS dos metadados. Informar nos metadados: nome completo, instituição de origem, endereço e-mail, URL para o Lattes ou similar, ORCID (ver orientações abaixo).
  • 5. Notas devem aparecer em tamanho 10 (dez) ao final de cada página, não podendo consistir em simples referências bibliográficas. Estas devem aparecer no corpo do texto com o seguinte formato entre parênteses: sobrenome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação, páginas, conforme o exemplo: (WEBER, 1977, p. 160-162).
  • 6. Referências bibliográficas ao final (com subtítulo: Referências), listadas em autor-data, iniciando, no caso de mais de uma obra de um mesmo autor, pela data mais antiga de publicação.
  • Importante: a lista de referências deve também ser copiada nos metadados do artigo, no momento da submissão.

  • 7. Traduções devem vir acompanhadas da respectiva autorização do autor do artigo e/ou do periódico.
  • 8. As resenhas devem conter entre 3 (três) e 5 (cinco) laudas, e o livro resenhado deverá ter sido publicado (ou reeditado) no máximo até três anos, no caso de edição nacional, e no máximo cinco anos, no caso de edição estrangeira.
  • 9. Cada artigo deverá conter o título e resumo no idioma do artigo e em inglês (abstract), com 100 (cem) palavras e, no máximo, 4 (quatro) palavras-chave no idioma do artigo e inglês (key words). Deverá constar também de resumen e tres palabras-clave e de abstract e de três keywords. Inserir resumo/palavras-chave/abstract/keywords nos metadados.
  • 10. Os arquivos serão encaminhados em formato que permita editar o arquivo para padronização final da formatação.
  • 11. Todas as imagens utilizadas devem estar inseridas no próprio texto, numeradas e referenciadas, bem como indicada a sua origem (autor, instituição, ano etc.). A localização das imagens deve ser apontada no texto. A verificação quanto ao direito de usos da imagem, caso necessário, é de responsabilidade dos autores.
  • 12. É de total responsabilidade dos autores a revisão ortográfica e/ou gramatical, bem como a adequação formal de acordo com as normas acadêmicas vigentes. (ABNT NBR 6023, 6028 e 10520).
  • 13. O Mecanismo Online de Referências pode auxiliar na formatação: http://www.more.ufsc.br/, bem como a publicação: SANTOS, Gildenir Carolino. Percurso científico: guia prático para elaboração da normatização científica e orientação metodológica. Campinas-SP: Arte Escrita, 2012, tamém acessível online pelo sistema de Bibliotecas da Unicamp (disponível em: https://issuu.com/revistaetd/docs/percurso).
  • 14. Exemplo nas referências bibliográficas:
  • Livro

WOLF, Eric R. Sociedades camponesa. 1a ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

  • Coletânea

GROSSI Miriam; MOTTA, Antonio; CAVIGNAC, Julie Antoinette (org.). Antropologia francesa no século XX. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editor Massangana, 2006.

  • Capítulo de livro

PONTES, Heloisa. Elias, renovador da ciência social. In: WAIZBORT, L. (Org.). Dossiê Norbert Elias. São Paulo: Edusp, 2001, p. 17-36.

  • Artigo em periódico

BERGAMASCO, Sonia. A realidade dos assentamentos por detrás dos números. Estudos Avançados, São Paulo, v. 11, n. 31,p. 37-50, set./dez. 1997.

  • Monografias, dissertações e teses acadêmicas

ROSA, Marcelo. O engenho dos movimentos: reforma agrária e significação social na zona canavieira de Pernambuco. 2004. Tese (Doutorado) – Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

  • Home page 

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. ISSN: Número Nacional Normatizado para Publicações Seriadas. Brasília: IBICT/Ministério da Ciência e Tecnologia, maio 2002. Disponível em: http://www.ibict.br/. Acesso em: 3 fev. 2017.


Atenção: artigos, traduções e resenhas que não atendam a estas orientações, serão rejeitados, devolvidos ao autor para ajuste e reenvio pela "submissão ativa" com a devida formatação.

  • 15. O autor, no momento da submissão do seu trabalho, está ciente e concorda com todas as regras acima.

Observações:

MANTER SUBMISSÃO ATIVA:

  • Caso seja necessário parar a submissão para ajustes no original, clique em cancelar e após a revisão reinicie a submissão, clicando em “submissão ativa”. Ao longo de todo o processo editorial, o autor deverá acompanhar e atuar sempre sobre a "submissão ativa", a fim de evitar duplicidades de arquivos.

CADASTRO NO ORCID

  • Como forma de padronização de autoria, o Comitê da Ruris tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da  submissão.

O identificador ORCID pode ser obtido no registro ORCID gratuitamente. Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID e incluir a URL completa no seu cadastro logo após o e-mail (por exemplo: https://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Passo a passo para criação do ORCID.

Artigos

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Dossiê: Em homenagem a Maria Nazareth Baudel Wanderley

 

 

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