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Submissions
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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  •  A contribuição deve ser original e inédita e não deve ter sido publicada em outro periódico, livro ou revista. O material encaminhado ao périódico Ruris passa por verificação de programas anti-plágio.
  • O texto deve ser encaminhado em formato editável (Microsoft Word, OpenOffice, RTF ou equivalente).
  • A contribuição atende aos procedimentos de submissão, preenchimento de metadados, normas ortográficas vigentes, padrões de estilo e requisitos bibliográficos, conforme detalhamento abaixo em Diretrizes para Autoras e Autores.
  •  Após avaliação, a versão revisada da contribuição deve atender substancialmente às modificações requeridas nos pareceres. O não atendimento das orientações implicará em não publicação do trabalho.

Author Guidelines

Condições para submissão

O periódico Ruris recebe contribuições em fluxo contínuo e sem custo para autores/as que podem ser publicados de maneira avulsa ou dentro de um dossiê temático, desde que estejam de acordo com o escopo do periódico. Como parte do processo de submissão, é obrigatório verificar a conformidade do material em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas não serão avaliadas.

  • A contribuição deve ser original e inédita e não deve ter sido publicada em outro periódico, livro ou revista. O material encaminhado à Revista Ruris passa por verificação de programas anti-plágio.                                               
  • O texto deve ser encaminhado em formato editável (Microsoft Word, OpenOffice, RTF ou equivalente).
  • A contribuição atende aos procedimentos de submissão, preenchimento de metadados, normas ortográficas vigentes, padrões de estilo e requisitos bibliográficos, conforme detalhamento abaixo em Diretrizes para Autoras e Autores.
  • Após avaliação, a versão revisada da contribuição deve atender substancialmente às modificações requeridas nos pareceres. O não atendimento das orientações implicará em não publicação do trabalho.

Diretrizes para Autoras e Autores

O periódico Ruris recebe contribuições originais e inéditas em língua portuguesa, espanhola e inglesa. Outras línguas serão avaliadas pela comissão editorial. Serão publicados artigos, ensaios, resenhas, traduções, entrevistas, depoimentos, notas de pesquisa e/ou extensão e caderno de imagens.

  • Artigos e ensaios devem conter entre 6.000 e 10.000 palavras, incluindo imagens e bibliografia.

Avaliação: artigos e ensaios passarão por uma avaliação inicial da comissão editorial que decide se o texto está dentro da temática e dos parâmetros da revista. Em seguida, o texto será encaminhado para dois/duas pareceristas no sistema duplo-cego. Caso os pareceres sejam divergentes, a comissão editorial poderá solicitar uma terceira avaliação. Caso a submissão seja aceita, modificações poderão ser requeridas pela comissão editorial e/ou pareceristas. A publicação da versão final da contribuição está condicionada ao atendimento das revisões solicitadas, salvo em casos justificados em “Comentários ao editor” avaliados procedentes pela comissão editorial.

  • Notas de pesquisa ou Notas de extensão devem conter até 2.000 palavras, incluindo imagens e bibliografia. Nessa modalidade de texto, os/as autores/as apresentam relatos de experiência, hipóteses, reflexões sobre progressos ou dificuldades, análise de fontes, de métodos e técnicas utilizados, de desdobramentos inesperados ou antevistos em pesquisas ou projetos de extensão em andamento.

Avaliação: as notas de pesquisa ou notas de extensão passarão inicialmente pela avaliação da comissão editorial que decide se o texto está dentro da temática e dos parâmetros da revista. Em seguida, a contribuição será encaminhada para um/a parecerista especializado/a. Caso a submissão seja aceita, modificações poderão ser requeridas pela comissão editorial e/ou parecerista. A publicação da versão final da contribuição está condicionada ao atendimento das revisões solicitadas, salvo em casos justificados em “Comentários ao editor” avaliados procedentes pela comissão editorial.

  • Resenhas devem conter até 2.000 palavras, incluindo bibliografia. O livro resenhado deverá ter sido publicado (ou reeditado) no máximo há três anos, no caso de edição nacional, e no máximo há cinco anos, no caso de edição estrangeira.

Avaliação: as resenhas passarão inicialmente pela avaliação da comissão editorial que decide se o texto está dentro da temática e dos parâmetros da revista. Em seguida, a contribuição será encaminhada para um/a parecerista especializado/a. Caso a submissão seja aceita, modificações poderão ser requeridas pela comissão editorial e/ou parecerista. A publicação da versão final da contribuição está condicionada ao atendimento das revisões solicitadas, salvo em casos justificados em “Comentários ao editor” avaliados procedentes pela comissão editorial.

  • Traduções devem conter até 10.000 palavras e devem vir acompanhadas da respectiva autorização do/a detentor/a de direitos autorais, seja ele/a autor/a do artigo e/ou o periódico da publicação original.

Avaliação: as traduções serão avaliadas pela comissão editorial quanto ao atendimento do escopo da revista e das normas de submissão. A revisão técnica é responsabilidade integral do/a tradutor/a.

  • Entrevistas devem conter até 10.000 palavras, incluindo uma apresentação de até 500 palavras. O arquivo deve vir acompanhado de uma autorização de todas as pessoas participantes (entrevistadas/os e entrevistadoras/es). Casos excepcionais serão analisados pela comissão editorial.

Avaliação: a entrevista será analisada pela comissão editorial que decide se o texto está dentro da temática e dos parâmetros da revista. Em seguida, havendo necessidade, a contribuição será encaminhada para um/a parecerista especializado/a. Caso a submissão seja aceita, modificações poderão ser requeridas pela comissão editorial e/ou parecerista. A publicação da versão final da contribuição está condicionada ao atendimento das revisões solicitadas, salvo em casos justificados em “Comentários ao editor” avaliados procedentes pela comissão editorial.

  • Depoimentos são textos em que uma pessoa (integrante de movimentos sociais, organizações populares, comunidades indígenas e territórios tradicionais, mestre/a de saberes, etc) desenvolve um conjunto de reflexões sobre um tema específico. O texto deve conter até 6.000 palavras, incluindo imagens, bibliografia e uma nota introdutória de até 500 palavras contextualizando o processo de construção do depoimento e a trajetória do/a autor/a. O arquivo deve vir acompanhado de autorização do/a autor/a. Casos excepcionais serão analisados pela comissão editorial.

Avaliação: o depoimento será analisado pela comissão editorial que decide se o texto está dentro da temática e dos parâmetros da revista. Em seguida, havendo necessidade, a contribuição será encaminhada para um/a parecerista especializado/a. Caso a submissão seja aceita, modificações poderão ser requeridas pela comissão editorial e/ou parecerista. A publicação da versão final da contribuição está condicionada ao atendimento das revisões solicitadas, salvo em casos justificados em “Comentários ao editor” avaliados procedentes pela comissão editorial.

  • Caderno de imagens são ensaios visuais compostos por fotos, desenhos, pinturas, colagens, etc, resultantes de atividade de pesquisa, extensão ou ensino em que o/a autor/a traça reflexões a partir de uma abordagem etnográfica. O caderno de imagens deve conter de 5 até 20 imagens digitalizadas, com legendas, em formato .jpeg ou .png com 300 DPIs (pontos por polegadas) e, no máximo, 5MB por imagem, além de uma apresentação de até 400 palavras. As imagens devem ser originais e inéditas e devem vir acompanhadas de autorização para divulgação por parte do/a autor/a. Casos excepcionais serão analisados pela comissão editorial.

Avaliação: o caderno de imagens será analisado pela comissão editorial que decide se o texto está dentro da temática e dos parâmetros da revista. Em seguida, havendo necessidade, a contribuição será encaminhada para um/a parecerista especializado/a. Caso a submissão seja aceita, modificações poderão ser requeridas pela comissão editorial e/ou parecerista. A publicação da versão final da contribuição está condicionada ao atendimento das revisões solicitadas, salvo em casos justificados em “Comentários ao editor” avaliados procedentes pela comissão editorial. 

Procedimentos para submissão

A contribuição deve ser encaminhada por meio do Open Journal System - OJS, de acordo com os procedimentos e parâmetros listados abaixo:

  1. Excluir do arquivo as informações institucionais e de identificação da autoria, tais como nome, menção à autoria própria de trabalho citado, número de processo, bolsa ou análise em comitê de ética, etc.
  2. Incluir no arquivo da submissão o título, com até 15 (quinze) palavras, o resumo, com até 100 (cem) palavras, e, no máximo, 4 (quatro) palavras-chave no idioma do artigo e em inglês. A inserção de título, resumo e palavras-chave em espanhol é opcional.
  3. Preencher corretamente todos os metadados. O não cumprimento deste requisito implica a não publicação da contribuição. Um guia completo para auxiliar no atendimento das demais exigências pode ser consultado aqui. Abaixo estão listados alguns pontos para atenção:
    • Inserir dados obrigatórios de identificação: nome completo, instituição de origem, endereço de e-mail, URL para o Lattes e ORCID.
    • Inserir palavras-chave separadamente e em ambos os idiomas requeridos (português e inglês).
    • Inserir lista de referências bibliográficas.
  4. Redigir a contribuição de acordo com as normas ortográficas e de formatação vigentes. O texto também deve seguir o padrão de formato e estilo descrito abaixo:
    • Fonte Arial ou equivalente; tamanho 12; entrelinha 1,5; uso de itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); margens: superior = 3.0 / inferior = 2.5 / laterais = 3.0.
    • Notas de rodapé devem aparecer em tamanho 10 (dez) ao final de cada página, não podendo consistir em simples referências bibliográficas. Estas devem aparecer no corpo do texto com o seguinte formato entre parênteses: sobrenome do autor, ano de publicação, páginas, conforme o exemplo: (Weber, 1977, p. 160-162).
    • Imagens, figuras e tabelas utilizadas devem estar inseridas, em alta resolução, no próprio texto, numeradas e referenciadas. A autoria (autor/a, instituição, ano, etc.) e localização das imagens devem ser apontadas. A verificação quanto ao direito de uso da imagem, caso necessário, é de responsabilidade dos/as autores/as.
    • Referências  (com subtítulo: Referências), devem ser listadas ao final do texto, em formato autor-data, ou seja, no caso de mais de uma obra de um/a mesmo/a autor/a, deve-se iniciar pela data mais antiga de publicação.
  1. Exemplo nas referências:

Livro

WOLF, Eric R. Sociedades camponesa. 1a ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

Coletânea

GROSSI Miriam; MOTTA, Antonio; CAVIGNAC, Julie Antoinette (Org.). Antropologia francesa no século XX. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editor Massangana, 2006.

Capítulo de livro

PONTES, Heloisa. Elias, renovador da ciência social. In: WAIZBORT, L. (Org.). Dossiê Norbert Elias. São Paulo: Edusp, 2001, p. 17-36.

Artigo em periódico

BERGAMASCO, Sonia. A realidade dos assentamentos por detrás dos números. Estudos Avançados, São Paulo, v. 11, n. 31,p. 37-50, set./dez. 1997.

Monografias, dissertações e teses acadêmicas

ROSA, Marcelo. O engenho dos movimentos: reforma agrária e significação social na zona

canavieira de Pernambuco. 2004. Tese (Doutorado) – Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Home page

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. ISSN: Número Nacional Normatizado para Publicações Seriadas. Brasília: IBICT/Ministério da Ciência e Tecnologia, maio 2002. Disponível em: http://www.ibict.br/. Acesso em: 3 fev. 2017.

Atenção: as submissões que não atendam a estas orientações, serão rejeitados, devolvidos ao autor para ajuste e reenvio pela “submissão ativa” com a devida formatação.

  1. O autor, no momento da submissão do seu trabalho, está ciente e concorda com todas as regras acima.

Observações

Manter Submissão Ativa

  • Caso seja necessário parar a submissão para ajustes no original, clique em cancelar e após a revisão reinicie a submissão, clicando em “submissão ativa”. Ao longo de todo o processo editorial, o autor deverá acompanhar e atuar sempre sobre a "submissão ativa", a fim de evitar duplicidades de arquivos.

Cadastro no ORCID


Fazer uma nova submissão para a seção

Artigos Avulsos.

Dossiê.

Resenha.

Depoimentos.

Tradução.

Entrevista.

Notas de Pesquisa.

Caderno de Imagens.

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