Usos da educação comparada na América Latina

uma análise entre o século 20 e o século 21

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rbec.v1i0.9911

Palavras-chave:

Educação comparada, América Latina, Planejamento da educação, Reformas educativas, Organismos internacionais

Resumo

O artigo apresenta as relações entre discursos e práticas relacionadas ao desenvolvimento da educação comparada na América Latina. Através da análise de três tendências, a forma como esta disciplina foi introduzida e as formas de desenvolvimento são abordadas. Conexões históricas são estabelecidas entre os debates e práticas mais recentes. Ênfase é colocada em características particulares da região com base na noção de usos da comparação: como ela foi introduzida, quem a usa, com que finalidade, quais são os possíveis efeitos dos diferentes usos da comparação para sistemas educacionais na América Latina em relação à expansão da escolaridade.

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Biografia do Autor

Felicitas ACosta, Universidad Nacional deGeneral Sarmiento

Mestre em Ciências Sociais com orientação em Educação (FLACSO). Professor pesquisador da UNGS. Professor de Educação Comparada e História da Educação Geral na UNLP e UNSAM. 

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Publicado

2019-06-21

Como Citar

ACOSTA, F. Usos da educação comparada na América Latina: uma análise entre o século 20 e o século 21. RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, Campinas, SP, v. 1, p. e019002, 2019. DOI: 10.20396/rbec.v1i0.9911. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/9911. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos