Banner Portal
Usos da educação comparada na América Latina
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Educação comparada
América Latina
Planejamento da educação
Reformas educativas
Organismos internacionais

Como Citar

ACOSTA, Felicitas. Usos da educação comparada na América Latina: uma análise entre o século 20 e o século 21. RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, Campinas, SP, v. 1, p. e019002, 2019. DOI: 10.20396/rbec.v1i0.9911. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/9911. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O artigo apresenta as relações entre discursos e práticas relacionadas ao desenvolvimento da educação comparada na América Latina. Através da análise de três tendências, a forma como esta disciplina foi introduzida e as formas de desenvolvimento são abordadas. Conexões históricas são estabelecidas entre os debates e práticas mais recentes. Ênfase é colocada em características particulares da região com base na noção de usos da comparação: como ela foi introduzida, quem a usa, com que finalidade, quais são os possíveis efeitos dos diferentes usos da comparação para sistemas educacionais na América Latina em relação à expansão da escolaridade.

https://doi.org/10.20396/rbec.v1i0.9911
PDF (Español (España))

Referências

Acosta, F. (2011). La educación comparada en América Latina: estado de situación y prospectiva. Revista Latinoamericana de Educación Comparada, 2(2), 73-83.

Acosta F. & Perez Centeno, C. (2011). Re-bordering comparative education in Latin America: Between global limits and local characteristics. International Review of Education, 57(3-4), 477-496.

Acosta, F. & Ruiz, G. (2015). Estudio introductorio: Repensando la Educación Comparada. Lecturas desde Iberoamérica. Entre los viajeros del siglo XIX y la globalización. In G. Ruiz & F. Acosta (Eds.) Repensando la Educación Comparada. Lecturas desde Iberoamérica. Entre los viajeros del siglo XIX y la globalización (pp. 15-26). Barcelona: Octaedro.

Acosta, F. & Ruiz, G. (2016). Los primeros 10 números de RELEC: un momento para el cambio. Revista Latinoamericana de Educación Comparada, 7(10), 2-10.

Addey,C. & Sellar, S. (2018). Why do countries participate in PISA? Understanding the role of international large-scale assessments in global education policy. In A. Verger, M. Novelli & H.K. Altinyelken (Eds.). Global Education Policy and International Development: New Agendas, Issues and Policies (2a Ed.) (pp. 97-117). London: Bloomsbury Academic.

Cowen, R. (2017). Narrating and relating educational reform and comparative education. In E. Hultqvist, S. Lindblad & T. Popkewitz (Eds.), Critical analyses of educational reforms in an era of transnational governance (pp 23-39). Switzerland: Springer Publishing House.

Cowen R. (2018a). The warp and weft of comparative education: time and space. In J. McLeod, N. Sobe & T. Seddon (Eds.), Uneven Space-Times in Education: historical sociologies of methods and practices, World Yearbook of Education 2018 (pp. 26-40). London and New York: Routledge, Taylor and Francis.

Cowen, R. (2018b). Comparative Education and Empires. Revista Española de Educación Comparada, 0(31), 14-34. doi:https://doi.org/10.5944/reec.31.2018.21828

Fischman, G., Marcetti Topper, A., Silova, I., Goebel, H. & Holloway, J. (2018). Examining the influence of international large-scale assessments on national education policies. Journal of Education Policy. DOI: 10.1080/02680939.2018.1460493

López Velarde, J. (2000). Introducción. In J. Calderón López Velarde (Ed.). Teoría y desarrollo de la investigación en educación comparada (pp.11-26). México: Plaza y Valdés.

Márquez, A. D. (1972). Educación comparada. Teoría y método. Buenos Aires: El Ateneo.

Monfredini, I. (2011). Políticas de ensino superior, ciência e tecnologia e as condições produção intelectual no Brasil: uma perspectiva comparada com Argentina e México. In Actas del IV Congreso Nacional y III Encuentro Internacional de Estudios Comparados en Educación. Buenos Aires: SAECE.

Phillips, M. & Ochs, K. (2004). Researching policy borrowing: Some methodological challenges in comparative education. British Educational Research Journal, 30(6), 773-784. DOI: doi.org/10.1080/0141192042000279495

Ruiz, G. (2007). De la planificación de las políticas educativas a la evaluación de la calidad del sistema educativo: Un análisis desde la perspectiva histórica y comparada de la política educacional en el período 1958-1998 (Tesis de Doctorado no publicada). Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina.

Ruiz, G. (2016). El papel de los Organismos Internacionales en las reformas educativas de América Latina. Journal of Supranational Policies of Education, (4), 2-17.

Ruiz, G. & Acosta, F. (2017). La Educación Comparada en América Latina. Tradiciones históricas, circulación de temas, perspectivas y usos contemporáneos de la comparación en los estudios pedagógicos. Educação, Sociedade & Culturas, (51), 54-75.

Sarmiento, D.F. (1849/2011). Informe al Ministro de Instrucción Pública. In D.F. Sarmiento. Educación Popular (pp. 37-45). Buenos Aires: UNIPE.

Steiner-Khamsi, G. (2010). The Politics and Economics of Comparison. Comparative Education Review, 54(3), 323-342.

Steiner-Khamsi, G. & Waldow, F. (Eds.). (2012). Policy borrowing and lending: World yearbook of education 2012. London y New York: Routledge.

Tedesco, J.C. & Zacarías, I. (2011). Presentación. In D.F. Sarmiento. Educación Popular (pp. 9-26). Buenos Aires: UNIPE.

Verger, A. (2016). The Global Diffusion of Education Privatization: Unpacking and Theorizing Policy Adoption. In

K. Mundy, A. Green, B. Lingard & A. Verger (Eds.) The Handbook of Global Education Policy (pp. 64-80). London: Wiley.

Creative Commons License
Os autores que publicam no periódico concordam com o texto simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.