Banner Portal
Entrevista à Profa. Dra. Maria Lília Imbriba Sousa Colares e à Profa. Dra. Maria Elisa Huber Pessina
PDF

Palavras-chave

Educação Comparada
Campo de pesquisa e identidade
Avanços, crítica e disseminação

Como Citar

IMBIRIBA SOUSA COLARES, Maria Lília; HUBER PESSINA, Maria Elisa. Entrevista à Profa. Dra. Maria Lília Imbriba Sousa Colares e à Profa. Dra. Maria Elisa Huber Pessina: respectivamente, Vice-Presidente Região Norte – SBEC e Vice-Presidente Região Nordeste – SBEC. RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, Campinas, SP, v. 5, n. 00, p. e023013, 2023. DOI: 10.20396/rbec.v5i00.18517. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/18517. Acesso em: 6 out. 2024.

Resumo

No âmbito da celebração dos 40 anos da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, a Revista Brasileira de Educação Comparada entrevista a Professora Doutora Maria Lília Imbriba Sousa Colares, enquanto Vice-Presidente Região Norte – SBEC, e a Professora Doutora Maria Elisa Huber Pessina, enquanto Vice-Presidente Região Nordeste – SBEC.

https://doi.org/10.20396/rbec.v5i00.18517
PDF

Referências

Assié-Lumumba, N. T. (2017). The Ubuntu Paradigm and Comparative and International Education: Epistemological Challenges and Opportunities in Our Field. Comparative Education Review, 61(1), 1–21. http://doi.org/10.1086/689922

Castiano, J. (2010). Referenciais da Filosofia Africana: em busca da intersubjectivação. Ndjira.

Dussel, E. (2000). Europa, Modernidad y Eurocentrismo. In E. Lander (Comp.), La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericas. (pp. 41–53). CLASCO; UNESCO. Disponível em http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/sur-sur/20100708040738/4_dussel.pdf Originalmente publicado em Dussel, E. (1993). Europa, Modernidad y Eurocentrismo. Revista de Cultura Teológica, (4). 69–81. http://doi.org/10.19176/rct.v0i4.14105

Goergen, P. L. (2018). Educación comparada. Revista Brasileira de Educação Comparada, 1(1), 1–18. http://doi.org/10.20396/rbec.v1i1.13533

Nóvoa, A. (2018). Comparing Southern Europe: the difference, the public, and the common. Comparative Education, 54(4), 548–561. http://doi.org/10.1080/03050068.2018.1528781

Nóvoa, A., & Yariv-Mashal, T. (2003). Comparative Research in Education: a mode of governance or a historical journey? Comparative Education, 39(4), 423–438. http://doi.org/10.1080/0305006032000162002

Saviani, D. (2016). A lei da educação: LDB: trajetória, limites e perspectivas (13ª ed. rev. atual. ampl.). Autores Associados.

Schriewer, J. (2012). Editorial: Meaning constellations in the world society. Comparative Education, 48(4), 411–422. http://doi.org/10.1080/03050068.2012.737233

Schriewer, J. (2018). Pesquisa em educação comparadas sob condições de interconectividade global (G. Korndörfer, & L. M. Sander, Trads.). Oikos.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Maria Elisa Huber Pessina

Downloads

Não há dados estatísticos.