Banner Portal
A favor de políticas públicas de memória democrática: Reflexões construídas sobre a realidade democrática brasileira e o anteprojeto de Lei da Memória Democrática na Espanha
PDF

Palavras-chave

Democracia
Educação comparada
Memória

Como Citar

FRANÇA, Eliacir Neves; AGUILAR, Luis Enrique. A favor de políticas públicas de memória democrática: Reflexões construídas sobre a realidade democrática brasileira e o anteprojeto de Lei da Memória Democrática na Espanha. RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, Campinas, SP, v. 4, n. 00, 2022. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/17472. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A frágil democracia dos países da América Latina é uma construção histórica, talvez porque, mesmo que homogeneamente, a região tenha padecido da brutalidade das ditaduras e erguido os valores democráticos depois desse holocausto, as políticas de memória democrática estão longe de criar fôlego nas instituições e na sociedade como um todo para sobreviver às aventuras da quebra da ordem institucional.

Este Editorial é um ensaio comparativo que se propõe refletir sobre como poderiam se constituir as bases de uma política de memória democrática e sua correspondente lei tendo no horizonte referencial o anteprojeto de Lei de Memória Democrática do Ministerio de la Presidencia, Relaciones com las Cortes y Memoria Democrática da Espanha.

PDF

Referências

Não há.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Eliacir Neves França, Luis Enrique Aguilar

Downloads

Não há dados estatísticos.