Decisões teórico-metodológicas no estudo das políticas de educação profissional técnica na Argentina e no Brasil

contribuições do ciclo de política e estudo comparativo

Autores

  • Yanina Débora Maturo Universidade Nacional de Córdoba

DOI:

https://doi.org/10.20396/rbec.v3i00.14742

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Educação técnica profissional, Ciclo da política, Estudo comparado

Resumo

Este artigo apresenta algumas decisões teórico-metodológicas realizadas no âmbito de uma investigação que abordou o estudo das políticas educacionais para a Educação Profissional Técnica na Argentina e no Brasil, no período 2004-2015. Para tanto, a abordagem sociopolítica do Ciclo de Políticas foi recuperada em conjunto com os momentos de análise comparativa; como proposta de distinguir especificidades, identificar possíveis relações entre países e alcançar níveis de compreensão que permitam o desenvolvimento de explicações interpretativas sobre os processos de desenho e implementação de políticas educacionais para a Educação Profissional Técnica na / entre a Argentina e o Brasil. A redação busca contribuir, em linhas gerais, para o campo de estudos das políticas educacionais e proporcionar reflexões sobre as possibilidades e oportunidades oferecidas pelo estudo comparativo.

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Biografia do Autor

Yanina Débora Maturo, Universidade Nacional de Córdoba

Doutora em Ciências da Educação. Professora Associada na Escola de Ciências da Educação (Universidade Nacional de Córdoba).

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

MATURO, Y. D. Decisões teórico-metodológicas no estudo das políticas de educação profissional técnica na Argentina e no Brasil: contribuições do ciclo de política e estudo comparativo. RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, Campinas, SP, v. 3, n. 00, p. e021003, 2021. DOI: 10.20396/rbec.v3i00.14742. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/14742. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

Dossiê