Banner Portal
Decisões teórico-metodológicas no estudo das políticas de educação profissional técnica na Argentina e no Brasil
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Políticas educacionais
Educação técnica profissional
Ciclo da política
Estudo comparado

Como Citar

MATURO, Yanina Débora. Decisões teórico-metodológicas no estudo das políticas de educação profissional técnica na Argentina e no Brasil: contribuições do ciclo de política e estudo comparativo. RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, Campinas, SP, v. 3, n. 00, p. e021003, 2021. DOI: 10.20396/rbec.v3i00.14742. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/14742. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta algumas decisões teórico-metodológicas realizadas no âmbito de uma investigação que abordou o estudo das políticas educacionais para a Educação Profissional Técnica na Argentina e no Brasil, no período 2004-2015. Para tanto, a abordagem sociopolítica do Ciclo de Políticas foi recuperada em conjunto com os momentos de análise comparativa; como proposta de distinguir especificidades, identificar possíveis relações entre países e alcançar níveis de compreensão que permitam o desenvolvimento de explicações interpretativas sobre os processos de desenho e implementação de políticas educacionais para a Educação Profissional Técnica na / entre a Argentina e o Brasil. A redação busca contribuir, em linhas gerais, para o campo de estudos das políticas educacionais e proporcionar reflexões sobre as possibilidades e oportunidades oferecidas pelo estudo comparativo.

https://doi.org/10.20396/rbec.v3i00.14742
PDF (Español (España))

Referências

Aguilar, L. (2017). Modelos de análise em educação comparada. Material de trabalho em sala de aula. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas.

Aguilar, L. (2013). A política pública educacional. Sob a ótica da análise satisfatória: ensaio. Campinas: Edições Leitura Crítica.

Ball, S. (2002). Textos, discursos y trayectoria de la política: la teoría estratégica. Páginas. Revista de la Escuela de Ciencias de la Educación 2, (2-3), 19–33.

Ball, S. (1994). Educational reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press.

Ball, S. J. (1993). What Is Policy? Texts, Trajectories And Toolboxes. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, 13(2), 10–17. http://doi.org/10.1080/0159630930130203

Ball, S., Maguire, M., & Braun, A. (2012). How schools do Policy. Policy enactments in secondary schools. London: Routledge Falmer.

Barroso, J. (2006). A regulação das políticas públicas de educação: espaços, dinâmicas e actores. Lisboa: Educa.

Barroso, J. (2005a). Liderazgo y autonomía de los centros educativos. Revista Española de Pedagogía, 232, 423–441. Disponível em: https://revistadepedagogia.org/lxiii/no-232/liderazgo-y-autonomia-de-centros-educativos/101400010306/.

Barroso, J. (2005b). O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação & Sociedade, 26(92), 725–751. http://doi.org/10.1590/s0101-73302005000300002

Barroso, J. (2005c). Políticas educativas e organização escolar. Portugal: Universidade Aberta.

Beech, J., & Meo, A. I. (2016). Explorando el uso de las herramientas teóricas de Stephen J. Ball en el estudio de las políticas educativas en América Latina. Education Policy Analysis Archives, 24, 23. http://doi.org/10.14507/epaa.24.2417

Bereday, G. (1968). El método comparativo en Pedagogía. Barcelona: Edit. Herder.

Bowe, R., Ball, S., & Gold, A. (1992). Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge.

Braun, A., Ball, S. J., Maguire, M., & Hoskins, K. (2011). Taking context seriously: towards explaining policy enactments in the secondary school. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, 32(4), 585–596. http://doi.org/10.1080/01596306.2011.601555

Bray, M., Adamson, B., & Mason, M. (Eds.). (2010). Educación comparada. Enfoques y métodos. Buenos Aires: Granica.

Franco, M. C. (2000). Quando nós somos o outro: questões teórico-metodológicas sobre os estudos comparados. Educação & Sociedade, 21(72), 197–230. http://doi.org/10.1590/s0101-73302000000300011

Frigotto, G., Ciavatta, M., & Ramos, M. (2005). A GÊNESE DO DECRETO N. 5.154/2004 um debate no contexto controverso da democracia restrita. Revista Trabalho Necessário, 3(3), 1-26. https://doi.org/10.22409/tn.3i3.p4578

Gallart, M. A. (2006). La escuela técnica industrial en Argentina: ¿un modelo para armar? Montevideo: CINTERFOR-OIT.

García Delgado, D., & Gradin, A. (2017). Documento de trabajo No 5. El neoliberalismo tardío: teoría y praxis. Buenos Aires: FLACSO Argentina.

García Garrido, J. L. (1997). La educación comparada en una sociedad global. Revista Española De Educación Comparada, (3), 61–81. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/REEC/article/view/7232.

Hood, C. (1991). A Public Management For All Seasons?. Public Administration, 69(1), 3–19. http://doi.org/10.1111/j.1467-9299.1991.tb00779.x

López, A. (2008). Methodological Challenges of Comparative Education in the Global Society. RUSC. Universities and Knowledge Society Journal, 5(1), 1–9. http://doi.org/10.7238/rusc.v5i1.318

Mainardes, J. (2018). Reflexões sobre o objeto de estudo da política educacional. Laplage Em Revista, 4(1), 186–201. http://doi.org/10.24115/s2446-6220201841399p.186-201

Mainardes, J. (2006). Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, 27(94), 47–69. http://doi.org/10.1590/s0101-73302006000100003

Mainardes, J., & Marcondes, M. I. (2009). Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, 30(106), 303–318. http://doi.org/10.1590/s0101-73302009000100015

Maturo, Y. (2018). Del discurso a la práctica: La trayectoria de la política educativa para la educación técnico profesional en Argentina y Brasil (2004 – 2015) [Tesis de Doctorado]. https://rdu.unc.edu.ar/handle/11086/11578

Maxwell, J. A. (2004). Reemergent Scientism, Postmodernism, and Dialogue Across Differences. Qualitative Inquiry, 10(1), 35–41. http://doi.org/10.1177/1077800403259492

Maxwell, J. (1998). Designing a Qualitative Study. En L. Bickman & D. Rog (Eds.), Handbook of Applied Social Research Method (pp. 69-100). Los Angeles: Sage.

Melo, S. D. G., & Duarte, A. (2011). Políticas para o ensino médio no Brasil: perspectivas para a universalização. Cadernos CEDES, 31(84), 231–251. http://doi.org/10.1590/s0101-32622011000200005

Miranda, E. (2012). La gran apuesta: Ley de Financiamiento de la Educación y Ley de Educación Técnico Profesional. Material de trabajo en clases. Argentina: Facultad de Filosofía y Humanidades, UNC.

Miranda, E. (2011). Una caja de herramientas para el análisis de la trayectoria de la política educativa. La perspectiva de los ciclos de la política (Policy Cycle Approach). En E. Miranda & N. Paciulli (Eds.), (Re) pensar la educación pública. Aportes desde Argentina y Brasil. Córdoba: Facultad de Filosofía y Humanidades – UNC.

Miranda, E., & Lamfri, N. (Eds.). (2017). La escuela secundaria. Cuando la política educativa llega a la escuela. Buenos Aires: Miño & Dávila.

Ortigara, C. (2012). Reformas educacionais no período Lula (2003-2010): implementação nas instituições federais de ensino profissional. (Tese de Doutorado). Faculdade de Educação – Universidade Estadual do Campinas, Brasil. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/250755/1/Ortigara_Claudino_D.pdf.

Senén González, S. (2008). Políticas, leyes y educación. Entre la regulación y los desafíos de la macro y la micropolítica. En R. Perazza (Ed.). Pensar en lo público. Notas sobre Educación y Estado (pp. 81-118). Buenos Aires: Aique.

Stremel, S.; Mainardes, J. (2016) A emergência do campo acadêmico da política educacional em diferentes países. Tópicos Educacionais, 22(1), 115–138. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/22429/18620

Vasilachis, I. (Ed.). (2006). Estrategias de investigación cualitativa. Barcelona: Editorial Gedisa.

Verger, A., & Normand, R. (2015). Nueva gestión pública y educación: Elementos teóricos y conceptuales para el estudio de un modelo de reforma educativa global. Educação & Sociedade, 36(132), 599–622. http://doi.org/10.1590/es0101-73302015152799

Yin, R. (2001). Estudo de casos: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Yanina Débora Maturo

Downloads

Não há dados estatísticos.