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Educación comparada
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Palavras-chave

Educação comparada
Pesquisa em educação comparada
Educação comparada - América Latina
Educação comparada no ensino superior
Educação comparada - Brasil

Como Citar

GOERGEN, Pedro L. Educación comparada : una disciplina actual u obsoleta?. RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 1–2, 2018. DOI: 10.20396/rbec.v1i1.13533. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/13533. Acesso em: 3 nov. 2024.

Resumo

O texto objetivo mostrar do que presente uma das principais causas da situação desalentadora em que se encontra a Educação Comparada no Brasil é a  falta quase total de pesquisas na área. A Educação Comparada foi trazida para cá e incluída nos currículos de nossas instituições de ensino superior. Mas a pesquisa, ao contrário do que acontecia nos centros mais evoluídos, foi relegada a segundo plano. Este fato conduziu a uma desqualificação das disciplinas que passou a ser considerada como uma atividade obsoleta e vista com desinteresse por docentes e alunos da área de educação. Contudo, o desenvolvimento da Educação  Comparada a nível internacional e o rumo internacionalizante da ciência de hoje nos convencem de que o método comparativo pode oferecer contribuição importante à  geração de conhecimentos úteis para a elaboração de políticas educacionais e para a formação dos especialistas em educação. Para que a Educação Comparada se viabilize como uma disciplina útil e produtiva, é necessário renovar a pesquisa na área. Devido às nossas condições limitadas, nos parece conveniente e mais factível orientar essa pesquisa prioritariamente para a realidade latino-americana.

https://doi.org/10.20396/rbec.v1i1.13533
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