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Espalhar e roubar
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Palavras-chave

Krahô
Artes verbais
Etnologia Jê
Cantos de Maracá
Circulação de conhecimentos

Como Citar

PACKER, Ian. Espalhar e roubar: o sistema timbira e os cantos de maracá vistos de uma aldeia krahô. Maloca: Revista de Estudos Indígenas, Campinas, SP, v. 3, n. 00, p. e020002, 2020. DOI: 10.20396/maloca.v3i00.13487. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/maloca/article/view/13487. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo toma como material etnográfico dois depoimentos narrativos de um cantor e de uma cantora krahô (Timbira/Jê), nos quais eles refletem sobre suas respectivas trajetórias e processos pessoais de aprendizagem dos cantos em geral e dos cantos de maracá em particular. Os cantos de maracá são um gênero verbo-musical pan-timbira, executado cotidianamente no pátio das aldeias e também em contextos rituais. A análise deste material nos permitirá identificar e descrever algumas das concepções krahô sobre os modos de execução, transmissão, circulação e fruição dos cantos de maracá, concepções que são fundamentais tanto para a compreensão do regime sociocosmológico de memória que é próprio a esta forma de conhecimento quanto para a compreensão do lugar que cantores e cantoras ocupam no socius krahô e no sistema regional formado pelos povos timbira.

https://doi.org/10.20396/maloca.v3i00.13487
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