Banner Portal
"É a mobilidade, estúpido"
PDF

Palavras-chave

mobilidades
estudos urbanos
américa latina
indígenas
cidades

Como Citar

DOS SANTOS RODRIGUES, Denise; DE SOUZA MENDES, Vinícius. "É a mobilidade, estúpido": Entrevista com Walter Alejandro Imilan. Maloca: Revista de Estudos Indígenas, Campinas, SP, v. 6, n. 00, p. e023010, 2024. DOI: 10.20396/maloca.v6i00.18344. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/maloca/article/view/18344. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

O antropólogo Walter Alejandro Imilan, do Nucleo de Movilidades y Territorios (MOVYT), no Chile, explora como não é possível compreender realidades urbanas latino-americanas por meio de categorias estáticas. O trabalho, o lazer, o bairro, a rua, a casa, para ele, são unidades de análise relevantes para a sociologia, mas ao mesmo tempo é necessário encontrar alternativas para superá-las. Uma delas é ver como as pessoas produzem as cidades à medida em que se movimentam por elas. O método inequívoco é segui-las em seus percursos – de forma a ver onde seus fluxos estão livres e onde encontram restrições, ou onde se friccionam, mas principalmente o que acontece nos trajetos. Ao fazê-lo, se torna possível entender desde fenômenos de escala micro até grandes eventos, como o estalido no Chile, em 2019. Para Imilan, todo esse arcabouço teórico e empírico permite entender como as populações originárias que habitam o Chile, sobretudo os mapuche, experimentam e produzem o território por onde se movimentam. No limite, encontra questões que estavam inviabilizadas nas pesquisas sociológicas tradicionais, como a demanda mapuche por retornar a Santiago – e não migrar para a capital do país, como era conceituado até então –, já que o espaço da cidade era, antes de tudo, parte do seu próprio território ancestral.

https://doi.org/10.20396/maloca.v6i00.18344
PDF

Referências

DAHINDEN, Janine. A plea for the ‘de-migranticization' of research on migration and integration. Ethnic and Racial Studies, v. 39, 2016, p. 2207-2225.

DE CERTEAU, Michel. The Practice of Everyday Life. University of California Press (2011)

IMILAN, Walter Alejandro; JIRON, Paola. Moviendo los estudios urbanos. La movilidad como objeto de estudio o como enfoque para compreender la ciudad contemporánea. Quid 16, n. 10, 2018, p. 17-36.

MASSEY, Dooren. For space. Sage (2005)

MOVYT. Es la vida cotidana, estúpido. Comunicaciones MOVYT, 2019. Acesso em 17 de agosto de 2023. Link: https://www.movyt.cl/index.php/prensa/noticias-movyt/noticias/es-la-vida-cotidiana-estupido/

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Denise dos Santos Rodrigues, Vinícius de Souza Mendes

Downloads

Não há dados estatísticos.