Banner Portal
As máscaras da memória
PDF

Palavras-chave

Pessoa
Espíritos
Relações
Achuar

Como Citar

TAYLOR, Anne-Christine. As máscaras da memória: ensaio sobre a função das pinturas corporais jívaro. Maloca: Revista de Estudos Indígenas, Campinas, SP, v. 3, n. 00, p. e020013, 2020. DOI: 10.20396/maloca.v3i00.13781. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/maloca/article/view/13781. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Ainda que a maioria dos Jívaro já não se vista de modo tradicional, muitos deles ainda insistem em pintar o rosto. O objetivo deste artigo é explicar as razões da persistência dessa prática, relacionando a pintura corporal à construção de certas formas de identidade. A autora mostra que os padrões pintados indicam uma figura relacional complexa que condensa ritualmente duas formas de relação agonística: aquela entre um homem e seu igual (i.e., outro homem jívaro adulto), e aquela entre um homem vivo e uma pessoa morta encontrada ao longo de uma busca visionária induzida por drogas. Esta configuração forma a base para o tipo de pessoalidade nitidamente individualizada e altamente confrontativa que se sustenta ser tipicamente Jívaro.

https://doi.org/10.20396/maloca.v3i00.13781
PDF

Referências

ALBERT, Bruce. Temps du sang, temps des cendres. Représentation de la maladie, système rituel et espace politique chez les Yanomami du sud-est (Amazonie brésilienne). Nanterre, Université Paris X, thèse de 3e cycle, 1985.

ALLIONI, Miguel. El pueblo Shuar. Los Salesianos y la Amazonia. In J. Bottasso (Ed.). Los

Salesianos y la Amazonia. Volumen 2. Quito: Abya-Yala, 1993. p. 25-162.

BATESON, Gregory. Naven. A Survey of the Problems Suggested by a Composite Picture of the Culture of a New Guinea Tribe Drawn from Three Points of View. Londres: Cambridge University Press, 1936.

BIANCHI, Cesare, et. al. Artesanias y técnicas shuar. Sucua: Mundo Shuar, 1982.

CHINKIM, L. et al. El Tigre y la Anaconda. Quito: Abya-Yala, 1987.

ERIKSON, Philippe. La griffe des aïeux. Marquage du corps et démarquages ethniques chez les Matis d’Amazonie. Paris: Peters, 1996.

HOUSEMAN, Michael. The Interdependence of Concealed and Avowed Secrecy: The Interactive Basis of Ritual Effectiveness in a Male Initiation Rite. In: Pascal Boyer (Ed.). Cognitive Aspects of Religious Symbolism. Cambridge: Cambridge University Press, 1993, p. 207-224.

HOUSEMAN, Michael; SEVERI, Carlo. Naven ou le donner à voir. Essai d’interprétation de l’action rituelle. Paris: CNRS Éditions, Éditions de la Maison des sciences

de l’homme, 1994.

HOUSEMAN, Michael; SEVERI, Carlo. Naven or the Other Self: A Relational Approach to Ritual Action. Leiden: Brill,1998.

JUNCOSA, José E. Etnografía de la comunicación verbal shuar. Quito: Abya-Yala, 2000.

KARSTEN, Rafael. The Head-Hunters of Western Amazonas: The Life and Culture of the Jibaro Indians of Eastern Ecuador and Peru. Helsinki: Societas Scientarum Fennica, 1935.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes tropiques. Paris: Plon, 1955.

MADER, Elke. Metamorfosis del Poder. Persona, mito y visión en la sociedad Shuar y Achuar (Ecuador, Peru). Quito: Abya-Yala, 1999.

PELLIZZARO, Siro.Técnicas y estructuras familiares de los Shuar. In: BOTTASSO, J. (Ed.). Los Salesianos y la Amazonia. Volumen 2. Quito: Abya-Yala, 1993. p. 247-324.

SEEGER, Anthony. O significado dos ornamentos corporais. In: BENZAQUEN DE ARAÚJO, R. (Ed.). Os Índios e Nós : Estudos sobre Sociedades Tribais Brasileiras. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1980. p. 43-60.

SEEGER, Anthony. Nature and Society in Central Brazil: The Suyá Indians of Mato Grosso. Cambridge: Harvard University Press, 1981.

SURRALLÉS, Alexandre. Au coeur du sens. Objectivation et subjectivation chez les Candoshi de l’Amazonie péruvienne. Paris: École des hautes études en sciences sociales, thèse de doctorat, 1999.

TAYLOR, Anne-Christine. Cette atroce république de la forêt… Les origines du paradigme jivaro. Gradhiva v. 3, p. 3-10, 1983.

TAYLOR, Anne-Christine. Les bons ennemis et les mauvais parents. Le traitement de l’alliance dans les rituels de chasse aux têtes des Shuar (Jivaro) de l’Équateur. In: COPPET-ROUGER, Élisabeth; HÉRITIER-AUGÉ, Françoise (Eds.). Les Complexités de l’alliance. IV. Économie, politiques et fondements symboliques. Paris: Éditions des Archives contemporaines, 1993a. p. 73-105.

TAYLOR, Anne-Christine. Remembering to Forget. Jivaroan Ideas of Identity and Mortality. Man, n.s, vol. 28, núm 4, p. 653-678, 1993b.

TAYLOR, Anne-Christine. Le sexe de la proie. Représentations jivaro du lien de parenté. L’Homme vol. 154-

, p. 309-336, 2000.

TURNER, Terence. Social Body and Embodied Subject: Bodiliness, Subjectivity, and Sociality among the Kayapo. Cultural Anthropology, vol. 10, núm. 2, p. 143-170, 1992.

ULLOA, A. Kipara. Dibujo y Pintura : dos formas

Embera de representar el mundo. Bogotá: Centro editorial Universidad Nacional de Colombia, 1992

VERSWIJVER, Gustaf. The Club-Fighters of the Amazon. Warfare among the Kayapo Indians of Central Brazil. Gent: Rijksuniversiteit te Gent, 1992.

VIDAL, Lux. Contribution to the Concept of Person and Self in Lowland South America : Body Painting among the Kayapo-Xikrin. In: Contribuições à Antropologia em Homenagem

ao Professor Egon Schaden. São Paulo: Museu Paulista, Coleção Museu Paulista, Série Ensaios, 1981. p. 291-302.

VIDAL, Lux. (Ed). Grafismo Indígena. São Paulo: Studio Nobel, Fapesp, Edusp. 1992

VILAÇA, Aparecida. Comendo como gente: formas do canibalismo wari’. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1992.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo B. From the Enemy’s Point of View: Humanity and Divinity in an Amazonian Society. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo B. Le meurtrier et son double chez les Araweté (Brésil) : un exemple de fusion rituelle. Systèmes de Pensée en Afrique Noire 14: Destins de meurtriers, 1996, p. 77–104.

WIERHACKE, G. Cultura Material Shuar en la Historia: Estudio de las fuentes del siglo XVI al XIX. Quito: Abya Yala, 1985.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Anne-Christine Taylor

Downloads

Não há dados estatísticos.