Banner Portal
"Conhecemos tudo que é regra de luta"
PDF

Palavras-chave

Mobilidade
Territorialidade
Retomadas de Terra
Reservas indígenas

Como Citar

CORRADO , Elis Fernanda. "Conhecemos tudo que é regra de luta": relações entre as retomadas indígenas e as mobilidades Guarani e Kaiowá, no sul do Mato Grosso do Sul. Maloca: Revista de Estudos Indígenas, Campinas, SP, v. 3, n. 00, p. e020006, 2020. DOI: 10.20396/maloca.v3i00.13493. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/maloca/article/view/13493. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O processo histórico vivenciado pelos Guarani e Kaiowá, somado a vida em áreas de  reservas, que há muito tempo enfrentam problemas com a falta de terra e com o aumento demográfico fazem parte dos elementos que corroboraram para o surgimento das retomadas indígenas no sul do Mato Grosso do Sul. No final do anos de 1980 e início dos anos de 1990 grupos indígenas Guarani e Kaiowá passaram a fazer ocupações de áreas reconhecidas por esses povos como terras de ocupação tradicional, bem como a montar acampamentos, localizados às margens de rodovias, com a finalidade de reivindicar novas demarcações. Nesse artigo, discuto como as reservas não são apenas espaços que limitam os processos de mobilidade espacial - ao impor fronteiras e um padrão de territorialidade- mas também, como propulsora de uma circulação que viabiliza a organização de coletivos, de reivindicações políticas e a emergência de novas formas de vida, como nas áreas de retomadas. Através desse olhar, o objetivo desse artigo é pensar as áreas de retomadas, tanto como uma possibilidade de retorno a terra tradicional, como fortalecedora das mobilidades Guarani e Kaiowá que, em conjunto com as reservas e os centros urbanos, criam uma rede por onde objetos, pessoas e conhecimento circulam e se conectam.

https://doi.org/10.20396/maloca.v3i00.13493
PDF

Referências

ALARCON, Daniele Fernandes. A forma retomada: contribuições para o estudo das retomadas de terras, a partir do caso Tupinambá da Serra do Padeiro. In: Ruris. Revista do Centro de Estudos Rurais, v. 7, p. 99-126, 2013.

BARBOSA DA SILVA, Alexandra. Mais além da “aldeia”: território e redes sociais entre os Guarani de Mato Grosso do Sul. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – PPGAS/ Museu Nacional – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, 2007.

BRAND, Antônio. O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowa/Guarani: os difíceis caminhos da palavra. Tese (Doutorado em História) – PUC, Porto Alegre, RS, 1997.

BRAND, Antônio. O confinamento e o seu impacto sobre os Pãi/Kaiowá. Dissertação (Mestrado em História) – PUC, Porto Alegre, RS 1993.

BENITES, Eliel. Tekoha Ñeropu’ã: aldeia que se levanta. Revista NERA, v. 23, n. 52, p.19-30, 2020.

BENITES, E.; RAMOS, A. D. O caminho Guarani e Kaiowá na busca do jeito sagrado de ser – Oguta Teko Araguyje Rehehápe. Revista Euroamericana de Antropología, p. 30-35, 2017.

BENITES, Tonico. Rojeroky hina ha roike jevy tekohape (Rezando e lutando): o movimento histórico dos Aty Guasu dos Ava Kaiowa e dos Ava Guarani pela re-cuperação de seus tekoha. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – PPGAS/ Museu Nacional – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, 2014.

CAVALCANTE, Thiago Leandro Vieira. Colonialismo, território e territorialidade: a luta pela terra dos Guarani e Kaiowa em Mato Grosso do Sul. Tese (Doutorado em História) – FCL, UNESP, Assis, SP, 2013.

CHAMORRO, Graciela. História Kaiowa. Das origens aos desafios contemporâneos. São Bernardo do Campo: Nhanduti Editora, 2015.

COMERFORD, John Cunha. Como uma família: sociabilidade, territórios de parentesco e sindicalismo rural. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

CORRADO, Elis. F. e CRESPE, Aline C. Do acampamento ao Tekoha: uma análise das áreas de retomadas Guarani e Kaiowá em Dourados – MS. 30ª RBA, João Pessoa, 2016.

CORRADO, Elis. F. “O Tekoha como uma criança pequena”: uma etnografia de acampamentos Kaiowá em Dourados (MS). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – PPGAS, UNICAMP, Campinas, SP, 2017.

CORRADO, Elis. F. A espiral das retomadas indígenas no sul do Mato Grosso do Sul. ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste, v. 5, n. 10, p. 189-206, 2018.

CORRADO, Elis. F. “A vila tá vindo, chegando a cada ano”: uma análise do avanço da cidade de Dourados-MS sobre as áreas de retomadas indígenas. Ruris. Revista do Centro de Estudos Rurais (No prelo).

CORRADO, Elis. F. Acampamentos Kaiowá: variações da “forma acampamento”. Ruris. Revista do Centro de Estudos Rurais, v.7 n 1, p.127-151, 2013.

CRESPE, Aline Castilho. Mobilidade e temporalidade Kaiowá: do tekoha à reserva. Do tekoharã ao tekoha. Tese (Doutorado em História) – PPGH, UFGD, Dourados, MS, 2015.

CRESPE, Aline Castilho. Acampamentos indígenas e ocupações: novas modalidades de organização e territorialização entre os Guarani e Kaiowá no município de Dourados - MS: 1990-2009. Dissertação (Mestrado em História) - PPGH, UFGD, Dourados, MS, 2009.

KOPENAWA, Davi & ALBERT, Bruce. A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LOERA, Nashieli Rangel. A espiral das ocupações de terra. Editora Polis, São Paulo, 2006.

LIMA, Antonio Carlos de Souza. Indigenismo no Brasil: migração e reapropriações de um saber administrativo”. In: Benoit de L’Estoile, Federico Neiburg, Lygia Sigaud (Orgs.). Antropologia, Impérios e Estados Nacionais. Rio de Janeiro: Relume Dumará; FAPERJ, 2002.

MACHADO, J.; PEREIRA, L. M. Nomes de parentela, rezas, artefatos de uso ritual e produção dos espaços dos tekoha: uma abordagem dos processos de reprodução social entre os Kaiowá atuais a partir da memória de séries sociológicas e séries cosmológicas. In: PEREIRA, L. M.; et al. Saberes, socialidades, formas organizacionais e territorialidades entre os Kaiowá e os Guarani em Mato Grosso do Sul. Dourados, MS: ED. UFGD, 2018.

MARTINS, E. S.; COLMAN, R. S. A luta pela recuperação das terras indígenas Guarani e Kaiowá e a participação dos Ñanderu e das Ñandesy. Revista Euroamericana de Antropología, p.05-12, 2017.

MORAIS, Bruno M. Do corpo ao pó: crônicas da territorialidade Kaiowá e Guarani nas adjacências da morte. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - PPGAS, USP, São Paulo, SP, 2016.

NIMUENDAJU, Curt. As Lendas da Criação e Destruição do Mundo como Fundamento da Religião Apapocuva. São Paulo: Hucitec, 1987.

PEREIRA, Levi M. Imagens Kaiowá do sistema social e seu entorno. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – PPGAS, USP, São Paulo, SP, 2004

PEREIRA, Levi M. O movimento étnico-social pela demarcação das terras guarani em MS. Tellus, v. 3, n. 4, p. 137-145, 2003.

PEREIRA, Levi M. Relatório Circunstanciado de identificação e delimitação da Terra Indígena Guarani-Kaiowá Guyraroká. Antropólogo coordenador do Grupo Técnico. Portaria N° 083/PRES/FUNAI, 31/01/2001. 2002.

PEREIRA, Levi M. Parentesco e Organização Social Kaiowá. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – PPGAS, Unicamp, Campinas, SP, 1999.

PIMENTEL, Spensy. Elementos para uma teoria política kaiowá e guarani. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – PPGAS, USP, São Paulo, SP, 2012.

SCHADEN, Egon. [1954]. Aspectos Fundamentais da Cultura Guarani. São Paulo: EDUSP, 1974.

SIGAUD, Lygia. A Forma Acampamento: Notas a Partir da Versão Pernambucana. Novos Estudos, v. 03, 2000.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Elis Fernanda Corrado

Downloads

Não há dados estatísticos.