Banner Portal
Cunhados em comum
PDF

Palavras-chave

Tukano
Noroeste Amazônico
Parentesco
Mitologia
Hierarquia

Como Citar

ANDRELLO, Geraldo. Cunhados em comum: transformações do parentesco entre os Ye’pâ-Mahsã (Tukano). Maloca: Revista de Estudos Indígenas, Campinas, SP, v. 3, n. 00, p. e020008, 2020. DOI: 10.20396/maloca.v3i00.13491. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/maloca/article/view/13491. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo consiste em uma revisão parcial dos modelos de organização social produzidos pela etnografia referente aos povos de língua tukano do rio Uaupés, a partir dos anos de 1960, por meio dos quais ficaram conhecidos por suas peculiaridades no contexto dos estudos sobre o parentesco amazônico. Discutindo alguns traços desses modelos a partir de sua expressão nos mitos de origem, procura-se reconsiderar a pertinência do conceito de afinidade potencial entre esses povos, e, com isso, recolocá-los em um debate mais amplo e problematizar o emprego do conceito de hierarquia no âmbito das relações entre seus sibs ou clãs.

https://doi.org/10.20396/maloca.v3i00.13491
PDF

Referências

ALMEIDA, Mauro. Symetry and Entropy. Mathematical Metaphors in the work of Lévi-Strauss. Current Anthropology, v. 31, núm. 4, p. 367-385, 1990.

ALMEIDA, Mauro. s/d. Resenha de “A Inconstância da Alma Selvagem” de Eduardo Viveiros de Castro. Mss., 19 pp.

ANDRELLO, Geraldo. Cidade do Índio. Trasformações e cotidiando em Iauaretê. São Paulo: Editora da UNESP, ISA, NuTI, 2006.

ANDRELLO, Geraldo. Nomes, posições e (contra) hierarquia”. Coletivos em transformação no rio Negro. Ilha. Revista de Antropologia, v. 18, núm. 2, 2016.

ARHEM, Kaj. Makuna Social Organization. A Study in Descent, Alliance and the Formation of Corporate Groups in the North-west Amazon. Stockholm: Almqvist and Wiksell International, 1981.

BIDOU, Patrice. 1976. “Les fils de l’anaconda celeste. (Lês Tatuyo). Étude de la strutcture socio-politique”. Tese de doutorado, EPHESC, Paris.

BRANDHUBER Gabriele. “Le dabucuri: à propôs d’un rituel d’echange dans Le Nord-ouest amazonien”. Paris, D.E.A. en Anthopologie Sociale, École dês Hautes Études en Sciences Sociales, 1999.

BRUZZI, Alcionílio. A civilização indígena do Uaupés. Roma: LAS, [1949] 1977.

CABALZAR, Aloísio. Filhos da Cobra de Pedra. Organização social e trajetórias tuyuka no rio Tiquié (noroeste amazônico). São Paulo Editora da UNESP/ISA/NuTI, 2008.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela & VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “Vingança e Temporalidade: os Tupinambás”. Anuário Antropológico 1985, pp. 57-78, 1985.

CAYÓN, Luis. Pienso, logo creo. La teoria Makuna del mundo. Bogotá: Instituto Colombiano de História y Antropologia, 2013.

CHERNELA, Janet. 1993. The Wanano Indians of the Brazilian Amazon: A Sense of Space. Austin: University of Texas Press, 2003.

COELHO DE SOUZA, Marcela. “Cross-Twins and Outcestous Marriages: How Kinship (Under) Determines Humanity for the Kĩsêdjê (Central Brazil)”. In J. Kelly e P. Pitarch (eds), pp. 187-210, The Culture of Invention in the Americas Anthropological Experiments with Roy Wagner. Canon Pyon: SK Publishing, 2018.

COSTA, Luiz. The Owners of Kinship. Asymetrical Relations in Indigenous Amazonia. Chicago: HAU Books, 2017.

DESCOLA, Phillippe. “Lês affinités sélectives: alliance, guerre et prédation dans l’ensemble Jivaro”. L’Homme, vol. 126-128, p. 171-190, 1993.

FAUSTO, Carlos. Inimigos Fiéis: história, guerra e xamanismo na Amazônia. São Paulo: EDUSP, 2001.

FAUSTO, Carlos. “Donos demais: Maestria e domínio na Amazônia. Mana, vol. 14, n. 2, p. 329-266, 2008.

FULOP, Marcos. “Aspectos de la cultura Tukana - Sistema de Parentesco”. Revista Colombiana de Antropología vol. 4, p. 123-64, 1954.

GOLDMAN, Irving. [1963] 1979. The Cubeo. Indians of the Northwest Amazon. Urbana: University of Illinois Press.

HILL, Jonathan. “Wakuénai Ceremonial Exchange in the Venezuelan Northwest Amazon”. Journal of Latin American Lore, vol. 13, n. 2, p. 183-224, 1987.

HUGH-JONES, Christine. From the Milk River: Spatial ad Temporal Processes in North-west Amazonia. Cambridge: Cambridge University Press, 1979.

HUGH-JONES, Stephen. The Palm and the Pleiades. Cambridge: Cambridge University Press, 1979.

HUGH-JONES, Stephen. “Clear Descent or Ambiguous Houses? A Re-Examination of Tukanoan social Organisation”. L’Homme, vol. 126-128, p. 95-120, número especial, La remontée de l’Amazone, 1993.

HUGH-JONES, Stephen. “Inside-out and back-to-front: the androgynous house in Northwest Amazonia”. In J. Carsten & S. Hugh-Jones (Eds.), About the house. Lévi-Strauss and Beyond, pp. 226-252. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

HUGH-JONES, Stephen. “The Gender of Some Amazonian Gifts. An Experiment with an Experiment. In T. Gregor & D. Tuzin (Eds.), Gender in Amazonia and Melanesia, pp. 245-278. Berkeley: University of California Press, 2001.

HUGH-JONES, Stephen. “Bride-service and the absent gift”. Journal of Royal Anthropological Institute, vol. 19, p. 356-377, 2013.

JACKSON, Jean. The Fish People. Linguistic Exogamy and Tukanoan Identity in Northwest Amazonia. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

LASMAR, Cristiane. De volta ao Lago de Leite. São Paulo: UNESP/ISA/NuTI, 2005.

LÉVI-STRAUS, Claude. Les Structures Elementaires de la Parenté . 2a. Edição. Paris: Mouton & Maison des Sciences de l’Homme, 1967.

LÉVI-STRAUS, Claude. Histoire et Ethnologie. Annales, vol. 38, n. 6, p.1217-1231, 1983..

LÉVI-STRAUS, Claude. História de Lince. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

MAIA, Moisés. & MAIA, Tiago. Isa Wekisimia Masike. O conhecimento de nossos antepassados. São Gabriel da Cachoeira: COIDI/FOIRN, 2003.

MAIA, Arlindo & ANDRELLO, Geraldo. 2019. “Ye’pâ-Di’iro-Mahsã, gente de carne da terra: os Tukano do rio Vaupés”. Mundo Amazónico, vol. 10, n. 1, p. 53-81. Disponível em: e74221. http://dx.doi.org/10.15446/ma.v10n1.74221

OLIVEIRA, Melissa Santana. Sobre casas, pessoas e conhecimentos: uma etnografia entre os Tukano Hausirõ e Nahuri. Tese de Doutorado em Antropologia Social, UFSC, 2016.

OVERING KAPLAN, Joanna. The Piaroa, a people of the Orinoco basin: a study of kinship and marriage. Oxford: Clarendon, 1975.

OVERING, Joanna. “A Estética da Produção: o senso de comunidade entre os Cubeo e Piaroa”. Revista de Antropologia vol. 34, p. 7-34, 1991.

REICHEL-DOLMATOFF, Gerardo. Amazonian Cosmos: the Sexual and Religious Symbolism of the Tukano Indians. Chicago: University of Chicago Press, 1971.

RIVIÉRE, Peter. Individual and society in Guiana: a comparative sudy of Amerindian social organization. Cambridge: Cambridge University Press, 1981.

RODRIGUES, Raphael. Relatos, trajetórias e imagens: uma etnografia em construção sobre os Ye’pâ-masa do baixo Uaupés (alto rio Negro). Dissertação de Mestrado, UFSCar, 2012.

SCOLFARO, Aline., OLIVEIRA, Ana Gita. & HERNANDEZ, Natalia. Cartografia dos Sítios Sagrados. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2014.

STRATHERN, Marylin. The Gender of the Gift. Problems with Women and Problems with Society in Melanesia. Berkeley: University of California Press, 1988.

VIANA, João. Kowai e os Nascidos: a mitopoese do parentesco baniwa. Tese de Doutorado em Antropologia Social, UFSC, 2017.

VILAÇA, Aparecida. "Making kin out of others in Amazonia". The Journal of the Royal Anthropological Institute, vol. 8, n.2, p. 347-365, 2002.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “Alguns Aspectos do Dravidianato na Amazônia”. In M. Carneiro da Cunha & E. Viveiros de Castro (Orgs.), Amazônia: etnologia e história indígena. São Paulo: NHI/USP, 1993

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 2002. “Atualização e contra-efetuação: o processo do parentesco”. In A Inconstância da Alma Selvagem, pp. 401-456. São Paulo: Cosac & Naif.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “O Intempestivo, ainda”. Posfácio a P. Clastres, Arqueologia da violência. Pesquisas de antropologia política, pp. 297-361. São Paulo: Cosac & Naif, 2011.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Geraldo Andrello

Downloads

Não há dados estatísticos.