Banner Portal
Apresentação
PDF

Palavras-chave

Cosmopolítica
Andes
Política indígena

Como Citar

SCHAVELZON, Salvador. Apresentação: Cosmopolítica dos Andes e dos seres-terra. Maloca: Revista de Estudos Indígenas, Campinas, SP, v. 2, p. e019010, 2020. DOI: 10.20396/maloca.v2i.13403. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/maloca/article/view/13403. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Os que leem esta apresentação da tradução do texto “Indigenous Cosmopolitics in the Andes: Conceptual Reflections beyond ‘Politics’”, de Marisol de la Cadena, provavelmente chegaram até aqui interessados pela questão da cosmopolítica. Tal discussão, que crescentemente habita a antropologia feita no Brasil, faz parte de um movimento da disciplina em direção a mundos outros, cada vez mais visíveis em nossas defeituosas ferramentas intelectuais. Esse movimento parte dos mundos cosmopolíticos, dos não humanos e de concepções não modernas e não naturalistas que invadem o pensamento ocidental pelo elo mais fraco, a antropologia – mas não só. O movimento de desocidentalização do pensamento contemporâneo é contundente e vai além do exercício de tolerância, inclusão e reconhecimento de outras vozes e cosmovisões. Trata-se de um movimento em que o próprio Ocidente se entende como cada vez mais cosmopolítico.

https://doi.org/10.20396/maloca.v2i.13403
PDF

Referências

BAILÃO, André; PINHEIRO, Jamille; OLIVEIRA, Joana; MARINI, Marisol; TADDEI, Renzo; MARRAS, Stelio. Entreviver – desafios cosmopolíticos contemporâneos. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 69, p. 13-23, 2018.

BLASER, Mario. Uma outra cosmopolítica é possível? R@U – Revista de Antropologia da UFSCar, n. 10, v. 2, p.14-42, 2018.

CHAVELZON, Salvador. Introdução Dossiê - Cosmopolíticas e ontologias relacionais entre povos indígenas e populações tradicionais na América Latina. Revista de Antropologia, v. 59, n. 3, p. 7-17, 2016.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Salvador Schavelzon

Downloads

Não há dados estatísticos.