Banner Portal
Círculos de coca e fumaça
PDF

Palavras-chave

Ritual
Hupd’äh

Como Citar

PEDROSO, Diego Rosa. Círculos de coca e fumaça. Maloca: Revista de Estudos Indígenas, Campinas, SP, v. 2, p. e019008, 2020. DOI: 10.20396/maloca.v2i.13401. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/maloca/article/view/13401. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

“Círculos de coca e fumaça”, publicação da tese de doutorado de Danilo Ramos, resultado de seus anos de pesquisa etnográfica no alto rio Negro, noroeste da Amazônia brasileira, constitui contribuição de grande importância para a literatura antropológica. O livro é uma etnografia das práticas do povo indígena Hupd’äh relativas à coca, com particular atenção a certa forma relacional constante da sociabilidade desse povo: as rodas de coca. Dada a riqueza e densidade da descrição etnográfica desenvolvida por Danilo Ramos, uma resenha que tente tratar de modo igual o conjunto dos capítulos está fadada ao fracasso. Assim, darei mais atenção ao contexto da pesquisa e ao lugar dos Hupd’äh na configuração social regional, os quais são apresentados logo na introdução e no primeiro capítulo. Passarei brevemente pelos capítulos subsequentes, a título de convite à leitura, arrematando com uma apreciação final do livro como um todo. 

https://doi.org/10.20396/maloca.v2i.13401
PDF

Referências

RAMOS, Danilo Paiva. Círculos de coca e fumaça. São Paulo: Hedra, 2018.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Diego Rosa Pedroso

Downloads

Não há dados estatísticos.