Banner Portal
Trajetória de lutas e resistências das mulheres viúvas Guarani e Kaiowá em tekoha reocupada em litígio
PDF

Palavras-chave

Violência
Território
Guarani
Kaiowa

Como Citar

BENITES, Tonico. Trajetória de lutas e resistências das mulheres viúvas Guarani e Kaiowá em tekoha reocupada em litígio. Maloca: Revista de Estudos Indígenas, Campinas, SP, v. 2, p. e019001, 2020. DOI: 10.20396/maloca.v2i.13391. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/maloca/article/view/13391. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este artigo pretende relatar as situações das mulheres viúvas Guarani e Kaiowá e as famílias vítimas de violências que lutam e vivem em terras indígenas tekoha reocupadas em processo de litígio, e que perderam seus maridos em processos de luta pela demarcação destas terras reocupadas. Com a finalidade de desenvolver este trabalho, foram realizadas atividades de mapeamento, entrevista e visitação in loco às terras indígenas reocupadas e em processo de litígio, locais em que ocorreram os ataques ao povo Guarani e Kaiowá, bem como massacres, torturas e assassinatos de lideranças, promovidos pelos jagunços contratados por fazendeiros. Objetiva-se registrar e socializar as histórias, lutas e condições das viúvas Guarani e Kaiowá.

https://doi.org/10.20396/maloca.v2i.13391
PDF

Referências

(não possui referências)

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Tonico Benites

Downloads

Não há dados estatísticos.