Banner Portal
Edital - Convocatória de Resenhistas

Maloca – Revista de Estudos Indígenas torna pública a chamada para interessadas e interessados em participar da seção Resenhas, a ser publicada em fluxo contínuo, ou seja, assim que aprovadas e passadas pelo processo editorial.

As resenhas publicadas na Maloca pretendem apresentar a seus leitores livros publicados recentemente e que contribuem para as discussões das temáticas indígenas. Para tanto, a revista disponibilizará os títulos, doados pelas respectivas editoras, para serem encaminhados aos resenhistas selecionados pela Comissão Editorial tendo em vista os candidatos inscritos neste edital.

Ao se inscreverem neste edital, os candidatos se comprometem, em sendo selecionadas(os), a enviar a resenha do livro para o qual se candidatarem até a data limite de 60 dias após seu recebimento.

 

Os títulos disponíveis são:

1. João Pachecode Oliveira (org.). A reconquista do território: etnografias do protagonismo indígena contemporâneo. Rio de Janeiro: E-papers, 2022.

2. Francy Baniwa e Francisco Baniwa. O umbigo do mundo. Rio de Janeiro: Dantes, 2023.

3. Ana Lúcia de Moura Pontes; Vanessa Hacon;Luiz Eloy Terena; Ricardo Ventura Santos (orgs.). Vozes indígenas na saúde: trajetórias, memórias e protagonismos, Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2022.

4. Ana Araújo. Pankararu: identidade, memória e resistência (foto livro etnográfico 1986-2020). Recife:  FacForm, 2021. 

As inscrições devem ser feitas até dia 30 de junho de 2023.

Link para inscrição: https://forms.gle/fspm6Az8tdmz1sgw7

Por meio das resenhas, pretende-se fomentar discussões críticas a respeito da interpretação dos fatos, dos métodos adotados, das escolhas teóricas ou das perspectivas apresentadas. Incentivamos as/os resenhistas a situarem a obra em relação ao campo mais amplo com o qual dialogam, seja ele o da literatura, política e/ou institucional. 

Resenhas contendo críticas alusivas (não fundamentadas) e ataques pessoais serão desconsideradas. 

As resenhas devem conter até 3.000 palavras, sendo reservado aos editores a decisão sobre os casos excepcionais. O nome do(s/as) autor(es/as) não deve constar em parte alguma do texto.

As resenhas serão analisadas pelos editores/as, que, posteriormente, encaminharão a um/uma parecerista. No caso de parecer favorável, o(a) parecerista poderá, bem como os editores, sugerir modificações a serem incorporadas no texto final.

 

Quaisquer dúvidas serão sanadas pela Comissão Editorial através do seguinte e-mail: maloca.cpei@gmail.com

  

Campinas, 5 de junho de 2023