Chamada para pessoas Revisoras

2022-07-07

O comitê editorial da Maloca - Revista de Estudos Indígenas torna pública a chamada para a função de Revisor(a/e) Textual em seu periódico em duas modalidades de atuação: (a) Revisor permanente, com integração ao corpo editorial da revista, por pelo menos seis meses a partir do primeiro semestre de 2022; (b) Revisor por livre demanda

As candidaturas serão recebidas em fluxo contínuo, com início em agosto de 2022. 

Cabe ressaltar que a função não será remunerada, tratando-se de um trabalho de caráter voluntário, guiado pelo interesse em colaborar com o periódico.  

No caso de inscrição na modalidade (a) Revisor permanente, a pessoa poderá integrar o comitê editorial da revista por pelo menos seis meses a partir do segundo semestre de 2022, podendo permanecer indeterminadamente, conforme decisão do atual Comitê Editorial. No caso de inscrição na modalidade (b) Revisor por livre demanda, a pessoa fará parte de um banco de revisores/as, podendo ser solicitada sua contribuição com a Revista conforme as necessidades de livre demanda. Nessa modalidade, a pessoa revisora receberá um certificado para comprovação da função por trabalho executado.

 

  1.     DOS OBJETIVOS

1.1 O processo seletivo de que trata o presente edital visa à abertura de vagas para a Maloca – Revista de Estudos indígenas, sendo essas:

  1.     a) até 3 (três) vagas para a função de Revisor permanente de Texto em Língua Portuguesa;
  2.     b) até 5 (cinco) vagas para a função de Revisor permanente de Texto em Língua Inglesa;
  3.     c) até 1 (uma) vaga para a função de Revisor permanente de Texto em Língua Francesa;
  4.     d) até 4 (quatro) vagas para a função de Revisor permanente de Texto em Língua Espanhola.
  5.     e) inscrição com vagas ilimitadas no banco da revista para a função de Revisor por livre demanda em qualquer uma das quatro línguas de interesse (potuguês, inglês, espanhol e francês).

 

  1.     DAS ATRIBUIÇÕES

2.1 Cabe aos(às) selecionados(as) revisarem os trabalhos aprovados para publicação na Maloca de acordo com as normas da revista e adequação à norma culta da língua num prazo  de 30 dias a contar o dia da entrega do texto.

 

  1.     DOS REQUISITOS

3.1 O pré-requisito para a função de Revisor(a/e) Textual é estar matriculado ou ser diplomado em algum curso de Graduação ou Pós-Graduação vinculado à grande área de Letras, ou experiência comprovada de atuação com língua e norma culta. Ainda, ter disponibilidade para estar em contato com o Comitê Editorial para se familiarizar com as normas e diretrizes da Revista, por meio de reunião ou troca de comunicação pessoal.

 

  1.     DAS INSCRIÇÕES

4.1 O período de inscrições terá início em julho de 2022 e ficará aberto em caráter permanente.

4.2 Para proceder à inscrição no processo seletivo, o(a) candidato(a) deverá responder a este formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScqY1_1GBiGNkMnp7mo7DzNyGrGNsr-adcOvSIvRikAJ-cPlA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0, anexando os seguintes documentos e informações:

  1.     a) Comprovante de vínculo/matrícula em Graduação ou Pós-Graduação atual;
  2.     b) Currículo Lattes;
  3.     c) Documentação que possa comprovar nível de familiaridade na língua estrangeira, no caso de candidatura para a vaga de revisor de inglês, espanhol ou francês.
  4.     d) Carta ou documento expondo o por quê gostaria de colaborar com a Revista enquanto Revisor(a/e).

 

  1.     DO PROCESSO SELETIVO

5.1 O processo seletivo simplificado de seleção de Revisor(a/e) textual compreenderá a análise dos documentos supracitados em 4.2 nesse edital, em que se levará em conta a relevância das atividades acadêmicas (participação em projetos de pesquisa, publicações em revistas acadêmicas, trabalhos de revisão anteriores etc.) realizadas pelos(as) candidatos(as); também será de grande consideração os motivos expostos a pessoa candidata sobre seu interesse em tal função.

5.2 A análise do currículo profissional tem caráter classificatório;

5.3 As pessoas selecionadas terão seus nomes divulgados em nosso endereço eletrônico https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/maloca/index e será enviado um e-mail pessoal ao(à) selecionado(a). O atual Comitê Editorial da revista se compromete a apresentar os critérios que serão adotados durante o processo seletivo, tendo como base aqueles descritos na alínea 5.1.

  1.     DOS CASOS OMISSOS

6.1 Para casos omissos que, por ventura, possam existir, caberá ao atual Comitê Editorial da Maloca – Revista de Estudos Indígenas do CPEI a decisão acerca deles, que será comunicada as pessoas candidatas.