Banner Portal
A crise ambiental e a ecologização do capital em uma leitura marxista
PDF

Palavras-chave

Crise ambiental
Crise do capital
Ecologização

Como Citar

MONERAT, Julio Cesar Pereira. A crise ambiental e a ecologização do capital em uma leitura marxista: valor, renda e crise. Cadernos Cemarx, Campinas, SP, v. 15, n. n.esp, p. 1–20, 2022. DOI: 10.20396/cemarx.v15in.esp.15946. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/15946. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O artigo desenvolve o conceito de ecologização do capital a partir do referencial teórico marxiano, definindo-a como forma capitalista de enfrentamento da crise ambiental que é causada pelo próprio movimento do capital. Inicia-se relacionando a crise ambiental e a dinâmica necessariamente expansiva do capital referenciada na categoria valor. Essa dinâmica expansiva tem sua complexidade destacada, na sequência, pelo estudo da renda fundiária, quando se verifica o caráter desigual e combinado da expansão capitalista sobre o ambiente. O artigo realiza, em seguida, um paralelo analítico entre a crise ambiental e a crise do capital relacionada ao valor, identificando o caráter tendencial das crises no capitalismo e seu fundamento na eliminação proporcional do trabalho vivo em relação ao trabalho objetivado. A análise dos elementos da crise ambiental – relacionados ao estudo prévio da renda fundiária e à dinâmica expansiva do capital sobre a natureza – permite identificar que, na crise ambiental, atuam contratendências e, mais do que isso – o que revela uma contribuição analítica importante para o debate ambiental no marxismo –, que a ecologização do capital tem a potencialidade de atuar ela mesma como uma tendência contra-arrestante à crise capitalista ao converter obstáculos ambientais em fronteiras para a expansão do capital. 

https://doi.org/10.20396/cemarx.v15in.esp.15946
PDF

Referências

Foladori, Guillermo. Limites do desenvolvimento sustentável. Campinas – SP: Editora da Unicamp, 2001.

GRESPAN, Jorge. O negativo do capital. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

Lenz, Maria Heloísa. A categoria econômica renda da terra. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística Siegfried Heuser, 1992.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política, Livro I – O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política, Livro III – O processo global da produção capitalista. São Paulo: Boitempo, 2017.

MARX, Karl. Grundrisse: Manuscritos econômicos de 1857-1858. Esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.

PRADO, Eleutério. Lei de Marx: Pura lógica? Lei empírica? In: Rev. Soc. Bras. Economia Política, São Paulo, n. 37, p. 119-142, jan. 2014. Disponível em: http://www.revistasep.org.br/index.php/SEP/article/view/48. Acesso em: 04/10/2021.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Julio Cesar Pereira Monerat

Downloads

Não há dados estatísticos.