Resumo
O texto que traduzimos reconstitui a trajetória da noção de problemática na filosofia francesa até a sua reelaborção conceitual proposta por Louis Althusser em Pour Marx. A noção de problemática se constitui primeiramente na obra de Martin Heidegger pela diferença que o autor propõe entre problema e questão. Esse debate em torno do que já era denominado de "problematik" chega à França ao fim dos de 1930 em conferência organizada pela Société française de philosophie. Em 1947, Jacques Martin dedica sua dissertação de mestrado ao conceito de problemática como um modo de ler Hegel por meio da obra de Marx. Mais tarde, Louis Althusser, que era amigo de Martin, incorpora retificadamente o conceito de problemática para operar e sustentar uma de suas teses mais famosas, a da existência do corte epistemológico (mudança de problemática) na obra de Karl Marx. No texto ora traduzido podemos acompanhar o percurso de mutação do conceito e as suas diferenças nas obras de Martin e Althusser.
Referências
Althusser, Louis (1965): For Marx, London: The Penguin Press.
Althusser, Louis (1994): Sur la philosophie, Paris: Gallimard.
Althusser, Louis (2014): The Spectre of Hegel: Early Writings, London/New York: Verso.
Bachelard, Gaston (1949): Le rationalisme appliqué, Paris: PUF.
Barot, Emmanuel (2009): Lautman, Paris: Les Belles Lettres. https://doi.org/10.14375/NP.9782251760636
Benoit, Jean-Pierre (2005): ‘L’émergence des “mots de la problématisation” dans les sources universitaires et les dictionnaires spécialisés et généraux: constats et analyses.’ In: Les Sciences de l’éducation – Pour l‘Ère nouvelle 38/3.
Cavaillès, Jean (1994): OEuvres complètes de philosophie des sciences, Paris: Hermann.
Elliott, Gregory (1987): Althusser: The Detour of Theory, London/New York: Verso.
Foucault, Michel (1995): ‘Madness, the Absence of Work.’ In: Critical Inquiry 21/2, pp. 290-298. https://doi.org/10.1086/448753
Foucault, Michel (2006): History of Madness, London: Routledge.
Foucault, Michel (1995): ‘Madness, the Absence of Work.’ In: Critical Inquiry 21/2, pp. 290-298. https://doi.org/10.1086/448753
Gillot, Pascale (2009): Althusser et la psychanalyse, Paris: PUF. https://doi.org/10.3917/puf.gillo.2009.01
Hartmann, Nicolaï (1958 [1909]): ‘Zur Methode der Philosophiegeschichte.’ In: Kleinere Schriften, Band III: Vom Neukantianismu zur Ontologie, Berlin: De Gruyter, pp. 1-22.
Hegel, Georg Wilhelm Friedrich (1948): L’esprit du christianisme et son destin, translated by J. Martin, Paris: Vrin.
Heidegger, Martin (1968 [1938]): ‘Ce qui fait l’être-essentiel d’un fondement ou raison.’ In: Qu’est-ce que la métaphysique? Paris: Gallimard.
Heidegger, Martin (1976 [1929]): Vom Wesen des Grundes. In: Gesamtausgabe: Band 9, Frankfurt/Main: Vittorio Klostermann, pp. 123-175.
Heidegger, Martin (1977 [1927]): Sein und Zeit. In: Gesammelte Ausgabe: Band 2, Frankfurt/Main: Vittorio Klostermann.
Heidegger, Martin (1994 [1923-1924]): Einführung in die Phänomenologische Forschung. In: Gesamtausgabe: Band 17, Frankfurt/Main: Vittorio Klostermann.
Hesse, Hermann (1955): Le jeu des perles de verres, translated by J. Martin, Paris: Calmann-Lévy.
Janicaud, Dominique (2001): Heidegger en France, Vol. I, Paris: Hachette.
Lewis, William S. (2005): Louis Althusser and the Traditions of French Marxism, Oxford, Lexington Books.
Martin, Jacques (2020): L’individu chez Hegel, ed. by Jean-Baptiste Vuillerod, Lyon, ENS éditions. https://doi.org/10.4000/books.enseditions.14784
Moore, Nikki (2005): ‘The Man without Work: Jacques Martin.’ In: Thresholds 30, pp. 8-14. https://doi.org/10.1162/thld_a_00279
Moulier Boutang, Yann (2002): Louis Althusser, une biographie, Vol. II, Paris: Librairie Générale Française.
Wiechert, Ernst (1953): Missa Sine Nomine, translated by J. Martin, Paris: Calmann Lévy.
Windelband, Wilhelm (1912 [1892]): ‘Einleitung.’ In: Lehrbuch der Geschichte der Philosophie, Tübingen: Mohr Siebeck.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Pedro Felipe Narciso