Contribuição de Ralph Miliband à teoriazação da política marxista

Autores

  • Gastão Rúbio de Sá Weyne Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20396/cemarx.v0i7.10886

Palavras-chave:

Política marxista, Ralph Miliband, Marxistas contemporâneos

Resumo

Entre os diversos intérpretes europeus contemporâneos do pensamento de Karl Marx vislumbra-se, com marcante relevância, o nome de Ralph Miliband (1924-1994). No presente trabalho objetivase caracterizar criticamente o pensamento de Ralph Miliband e sua contribuição ao desenvolvimento da teoria política marxista. Comparações são feitas entre as teorias políticas marxistas de Miliband e as posições originais do próprio Marx. São discutidos os seguintes itens a partir da vasta obra de Ralph Miliband: Estado; conflitos de classe; partidos políticos; expectativas do capitalismo e do socialismo; alternativa entre revolução ou reformismo; e teorização dos conceitos na política marxista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gastão Rúbio de Sá Weyne, Universidade de São Paulo

Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro do PEAMAT da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 

Downloads

Publicado

2015-02-06

Como Citar

WEYNE, G. R. de S. Contribuição de Ralph Miliband à teoriazação da política marxista. Cadernos Cemarx, Campinas, SP, n. 7, 2015. DOI: 10.20396/cemarx.v0i7.10886. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/155-177. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos