Clóvis Moura e a materialidade da raça na luta de classes
DOI:
https://doi.org/10.20396/cemarx.v14i00.15152Palavras-chave:
Clóvis Moura, Luta de classes, RacismoResumo
O artigo possui como premissa historicizar conceitos e categorias na apreensão do método de Marx. Para tanto, recuperamos a Economia Política do colonialismo proposta por Clóvis Moura. Como foco, discutimos a luta de classes como emergência da história do Brasil colônia e a implicação do racismo na conformação da sociedade de classes brasileira. A noção de classe em si e classe para si de Marx se articula com a proposição de grupos específicos e diferenciados para Moura. Desta forma, estão propostos apontamentos que dão conta da particularidade da formação econômica do Brasil, de sua sociedade de classes e a raça como elemento central e indissociável desta compreensão.
Downloads
Métricas
Referências
CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. [Tradução de Noêmia de Sousa]. Lisboa: Ed. Livraria Sá da Costa Editora, 1978.
GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensa-mento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, [S.L.], n. 80, p. 115-147, 1 mar. 2008.
LÊNIN, Vladimir Ilitch. O imperialismo: etapa superior do capitalismo. Apresentação: Plínio de Arruda Sampaio Júnior. Campinas, FE/UNICAMP, 2011.
MARX, Karl. A Miséria da Filosofia. Tradução José Paulo Netto. São Paulo: Global, 1985.
MARX, Karl. O Capital. Livro I, v. II. São Paulo: Editora Nova Cultural (“Os Economistas”), 1996.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MOURA, Clóvis. “A história do Trabalho no Brasil ainda não foi escrita”. [Entrevista concedida a] José Carlos Ruy. In: Revista Princípios, São Paulo, n. 37, 1995, p. 51-58.
MOURA, Clóvis. “O racismo como arma ideológica de dominação”. In: Revista Princípios, São Paulo, n. 34, 1994, p. 28-38.
MOURA, Clóvis. Dialética Radical do Brasil Negro. 3. ed. São Paulo: Anita Garibaldi, 2020a.
MOURA, Clóvis. Dicionário da Escravidão Negra no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
MOURA, Clóvis. Rebeliões da Senzala: quilombos, insurreições, guerrilhas. 6. ed. São Paulo: Anita Garibaldi, 2020b.
MOURA, Clóvis. Sociologia do negro Brasileiro. Editora Ática: São Paulo, 1988.
MOURA, Clóvis. Sociologia Política da Guerra Camponesa de Canudos. São Paulo: Expressão Popular, 2000.
N’KRUMAH, Kwame. Neocolonialismo: último estágio do imperialismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
QUIJANO, Anibal. “Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina”. In: QUIJANO, Anibal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 117-142.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nathan Barbosa dos Santos, Marcela Darido

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos Cemarx utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- Os originais não serão devolvidos aos autores;
- Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Cadernos Cemarx, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.