Banner Portal
Relações raciais no Brasil e a superexploração da força de trabalho
PDF

Palavras-chave

Racismo estrutural
Superexploração da força de trabalho
Relações raciais no Brasil

Como Citar

FAGUNDES, Gustavo. Relações raciais no Brasil e a superexploração da força de trabalho: apontamentos e um breve diálogo. Cadernos Cemarx, Campinas, SP, v. 14, n. 00, p. e021015, 2021. DOI: 10.20396/cemarx.v14i00.15146. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/15146. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O artigo tem o intuito de contribuir na construção de um permanente diálogo entre as categorias superexploração da força de trabalho e racismo estrutural. Tal relação se baseia na compreensão da dependência e do racismo como estruturais e estruturantes da formação histórica, econômica e social do Brasil. É ressaltada a localização do trabalhador negro como uma das primeiras forças da superpopulação relativa, a qual opera para naturalizar e racializar a superexploração. Racismo estrutural e superexploração da força de trabalho são, assim, intrinsecamente relacionados na reprodução do capitalismo em geral e do capitalismo dependente em particular.

https://doi.org/10.20396/cemarx.v14i00.15146
PDF

Referências

ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

CHALHOUB, Sidney. Trabalho, Lar e Botequim: O Cotidiano dos Trabalhadores no Rio de Janeiro da Belle Époque. São Paulo: Brasiliense, 1986.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. (org. Flavia Rios e Marcia Lima). Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

HASENBALG, Carlos A. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

HASENBALG, Carlos. Entre o mito e os fatos: racismo e relações raciais no Brasil. In: MAIO, M.C., SANTOS, R.V. (orgs). Raça, ciência e sociedade. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1996.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2019.

INSTITUTO DE POLÍTICAS ECONÔMICAS APLICADAS – IPEA. Políticas sociais: acompanhamento e análise, n. 22. Brasília: IPEA, 2014.

MATTOS, Marcelo Badaró. Escravizados e livres: experiências comuns na formação da classe trabalhadora carioca. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2008.

MARINI, Ruy Mauro. Dialética da dependência. In; TRASPADINI, Roberta; STEDILE, João Pedro. (org) Ruy Mauro Marini: vida e obra. São Paulo: Expressão Popular, 2005.

MARINI, Ruy Mauro. Subdesenvolvimento e revolução. 6 ed. Florianópolis: Insular, 2017.

MARX, Karl. O Capital Livro 1: o processo de produção do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2017.

MOURA, Clóvis. Dialética Radical do Brasil Negro. Editora Anita Garibaldi. São Paulo. 2014.

MOURA, Clóvis. Sociologia do Negro Brasileiro. São Paulo: Editora Ática, 1988.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Perspectiva. São Paulo. 2017.

LUCE, Mathias Seibel. Teoria Marxista da Dependência: problemas e categorias - uma visão histórica. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

REIS, João José. Ganhadores: A greve negra de 1857 na Bahia. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SOUZA, Cristiane Luíza Sabino de. Racismo e Luta de Classes na América Latina: as veias abertas do capitalismo dependente. São Paulo: Hucitec, 2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Gustavo Fagundes

Downloads

Não há dados estatísticos.