O sofrimento e /ou adoecimento psíquico do(a) professor(a) em um contexto de fragilização da formação humana
DOI:
https://doi.org/10.20396/cemarx.v0i11.11294Palavras-chave:
Capitalismo flexível, Subjetividade humana, EducaçãoResumo
Nosso objetivo é destacar relações entre o sofrimento e/ ou adoecimento do(a) professores(a) e as condições objetivas de vida e de educação que empobrecem a formação humana. Para tanto, apresentamos de partida, uma breve análise da conjuntura político-econômica contemporânea, tendo em vista a identifcação deelementos que subjugam o desenvolvimento psíquico, fragilizando-o. O pressuposto de base desta assertiva diz respeito à natureza social do psiquismo e, nesse diapasão, conferimos destaque às consequências potencialmente adoecedoras da sociedade da mercadoria – sob a roupagem do capitalismo flexível, que mercantiliza a própria subjetividade dos indivíduos, capturando-a e descaracterizando-a, sobretudo, no que tange à classe trabalhadora
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