Banner Portal
As ilusões no progresso, as ilusões na democracia burguesa e as mulheres iludidas
PDF

Palavras-chave

Reformismo
Esquerda
Capitalismo-periférico

Como Citar

SILVESTRE, Helena. As ilusões no progresso, as ilusões na democracia burguesa e as mulheres iludidas. Cadernos Cemarx, Campinas, SP, n. 11, p. 89–104, 2018. DOI: 10.20396/cemarx.v0i11.11292. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/11292. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A autora a partir de sua trajetória militante e pessoal, esboça em sua carta, sua leitura sobre a história das classes sociais no Brasil, a partir da sua interpretação da formação social brasileira e do desenvolvimento (desigual e combinado) do capitalismo periférico brasileiro. A partir de um recorrido histórico que remonta os séculos XX e XXI, a autora indaga sobre como a colonização e a escravidão, a
superconcentração da propriedade da terra, a migração e a urbanização acompanhada da industrialização tardia, influem e refletem as especifcidades da questão racial no Brasil, escamoteada pelo mito da democracia racial. Na segunda metade da carta, a autora faz uma análise crítica das organizações de esquerda e das experiências dos governos progressistas no Brasil, apontando os limites e contradições do progressismo político institucionalizado e a corrosão da confança nas instituições democráticas, expressos nas jornadas de junho de 2013 no Brasil. Na última parte da carta a autora indaga sobre o protagonismo das mulheres nos processos políticos contemporâneos, e sobre a ilusão no Estado e na democracia burguesa e na equivocada ideia de progresso, sustentada pela esquerda institucionalizada na América do Sul.

https://doi.org/10.20396/cemarx.v0i11.11292
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Helena Silvestre

Downloads

Não há dados estatísticos.