Banner Portal
Direito e educação em estado de exceção
PDF

Palavras-chave

Educação
Mercadoria
Economia-política

Como Citar

CATINI, Carolina. Direito e educação em estado de exceção. Cadernos Cemarx, Campinas, SP, n. 11, p. 31–50, 2018. DOI: 10.20396/cemarx.v0i11.11289. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/11289. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Neste texto em formato de carta, a autora faz uma análise da educação capitalista, enfatizando a mudança na função social da educação massiva ao longo do processo histórico. A autora relaciona as transformações sofridas pela educação formal às mudanças na forma de realização dos direitos sociais e da força de trabalho como mercadoria. A reflexão contida na carta, sobre as bases que foram criadas para sujeitar a educação à uma forma específca de controle
por parte de grandes conglomerados empresariais, indaga sobre a necessidade de a educação tornar-se um objeto de crítica da economia política. A partir da teoria marxiana, a autora examina a complexa conjuntura atual e os impactos do crescente conservadorismo, que se materializa no aumento do controle militar, religioso e empresarial da educação formal e não formal, modifcando signifcativamente a estrutura educacional e alterando suas práticas e suas relações. De modo que a intenção da carta é chamar atenção para a subordinação e controle do trabalho educativos aos ditames de conglomerados
empresariais, através do ajuste do serviço estatal à lógica de gestão empresarial.

https://doi.org/10.20396/cemarx.v0i11.11289
PDF

Referências

BENJAMIN, W. “Teses sobre o conceito de história”. IN: Löwy, M. Walter Benjamin: aviso de incêndio. São Paulo, Boitempo, 2005.

MARX, Karl e ENGELS, F. Manifesto do partido Comunista 150 anos depois. COUTINHO (et al), Daniel Aarão Reis Filho (Org.). Rio de Janeiro: Contraponto, São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1998.

MARX, Karl. O Capital. Crítica à economia política. Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. O Capital. Capítulo Sexto Inédito. São Paulo, Ed. Ciências Humanas, 1978.

MARX, Karl. Crítica do Programa de Gotha. São Paulo: Boitempo, 2012.

MARX, Karl. O 18 Brumário de Napoleão Bonaparte. São Paulo, Boitempo, 2011.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Carolina Catini

Downloads

Não há dados estatísticos.