Resumo
O artigo objetiva estabelecer o vínculo histórico entre “Questões do modo de vida”, escrito por Leon Trotsky em 1923, e o debate travado pela vanguarda artística construtivista sobre a cultura material soviética, sintetizado nos textos dos teóricos Nikolay Tarabukin e Sergei Tretiakov. A convergência entre as posições presentes em “Questões do modo de vida” e as elaborações construtivistas apontou para o nascimento de um diálogo que duraria meia década entre os artistas de vanguarda russos e a Oposição de Esquerda. Procurase apontar, assim, que a discussão sobre o modo de vida foi, no contexto do processo revolucionário russo, um debate crucial para o estabelecimento do campo político de oposição à cultura do livremercado da NEP e da burocratização do poder político, que acabou por delinear, com o seu desenvolvimento, duas estratégias distintas de atuação referentes ao campo cultural e à formação de quadros operários: a estratégia da Oposição de Esquerda, focada na difusão da cultura “pré-Outubro”; e a estratégia do movimento construtivista, calcada no imperativo da reestruturação das relações de produção.Referências
ARVATOV, Boris. “Everyday life and the culture of the Thing (Toward the Formulation of the Question)”. Trad. Christina Kaier. In: OCTOBER 81, Cambridge, MA, MIT Press, Summer 1997, p. 119- 128.
BROUÉ, Pierre. El Partido Bolchevique. Trad. Ramón García Fernández. Barcelona: Ayuso, 1973.
BUCHLOH, Benjamin. “Cold war constructivism”. In: GUILBAUT, Serge (Org). Reconstructing modernism. Cambridge: MA, MIT Press, 1990.
DEUTSCHER, Isaac. Trotski: o profeta desarmado, 1921-1929. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
FIGES, Orlando. A people’s tragedy: the Russian revolution (1891-1924). New York: Penguin, 1996.
KAWAMURA, Aya. “La création collective dans le documentaire soviétique: photographie, cinéma et ‘correspondants-ouvriers`”. Trad. François Albera. In: Revue d’histoire du cinéma n. 63. França: Association Française de Recherche sur l’Histoire du Cinéma, 2011.
KIAER, Christina. The Russian Constructivist “Object” and the Revolutionizing of Everyday Life, 1921-1929. Berkley, Harvard University, 1995.
KOPP, Anatole. Quando o moderno não era um estilo e sim uma causa. São Paulo: Nobel, 1990.
MARIE, Jean Jacques. Trotski: revolucionario sin fronteras. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009.
MOULLEC, Gaël; WERTH, Nicolas (Org.). Rapports secrets soviétiques: la societé russe dans les documents confi dentiels. Paris: Gallimard, 1994.
TARABUKIN, N. M. El ultimo quadro: del caballete a la maquina. Trad. Andrei B. Nakov. Barcelona: G. Gili, 1977.
TRETIAKOV, Sergei. “Art in the Revolution and the Revolution in Art (Aesthetic Consumption and Production)”. October n. 118. Cambridge: MIT Press, 2006.
TROTSKY, Leon. Questões do modo de vida. Lisboa: Antidoto, 1979.
TROTSKY, Leon. Literatura e revolução. Trad. Luiz Alberto Moniz Bandeira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
TROTSKY, Leon. Questões do modo de vida. A moral deles e a nossa. Trad. Diego Siqueira, Daniel Oliveira. São Paulo: Instituto José Luís e Rosa Sundermann, 2009.
TROTSKY, Leon. El nuevo curso. Disponível em: http://ceipleontrotsky.org/El nuevo-curso-1923, 104. Acesso em 01/07/2013.
VILLELA, T. M., O ocaso de Outubro: O construtivismo russo, a Oposição de Esquerda e a reestruturação do modo de vida. Orient.: L. R. Martins, PPGAV, ECA, USP, São Paulo, 2014.
VORONSKY, Aleksandr Konstantinovich. “On proletarian art and the artistic policy of our Party”. In: Art as the cognition of life. Trad. Frederick Choate. Michigan: Mehring Books, 1998, p. 147-171.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2015 Thyago Marão Villela