Resumo
O quadro analítico para consideração do artista (também) enquanto trabalhador é permeado por desafi os teóricos e metodológicos. A ideologia romântica da criação, relacionada à ideia de genialidade e ócio, frequentemente silencia e idealiza o processo de trabalho envolvido nesse tipo de atividade. As particularidades e especifi cações da análise que confi guram o artista no mundo do trabalho relacionam-se às transformações promovidas pelas tecnologias da informação e da comunicação, assim como são parte de um contexto mais amplo que informa o movimento de legitimação, proeminência e conveniência da cultura e do entretenimento dentro da cadeia produtiva recente, enquanto importante esfera econômica e de linguagem simbólica, política e social. O crescimento das indústrias culturais durante todo o século XX, que possibilitou a expansão da arte na forma de mercadoria, hoje impulsiona e intensifi ca o trabalho artístico. Este artigo problematiza a teorização do trabalho imaterial dos teóricos do conhecimento e analisa sua pertinência para a elucidação das condições de trabalho dos artistas na indústria da cultura e do entretenimentoReferências
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