Resumo
O presente artigo visa demonstrar três fases distintas do capitalismo em sua relação com o tempo livre. Primeiro, de como a teoria teve, em sentido de urgência, que se preocupar com o tempo de exploração do trabalhador dentro da fábrica (Marx). Em um segundo momento, como a preocupação teve que se expandir ao tempo livre, o qual, em meados do século XX, já havia se tornado amplamente mediado para o consumo (Adorno). E, em um terceiro momento, a situação atual, na qual o capital tomou todas as barreiras naturais, tendo como último empecilho apenas o inevitável momento de repouso que é o sono, e como tem tentado também subtraí-lo (Crary).Referências
ADORNO, T.W. “Tempo Livre”. In: Palavras e Sinais. Petrópolis: Vozes, 1995.
BENJAMIN, Walter. “O narrador”. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas. v. 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BENJAMIN, Walter. O capitalismo como religião. São Paulo: Boitempo, 2013.
BROWN, Nicholas. “The Work of Art in the Age of its Real Subsumption under Capital”. In: Nonsite.org. Disponível em: h# p://nonsite.org/ editorial/the-work-of-art-in-the-age-of-its-real-subsumption under-capital. Acesso em: 11 de jul. 2014.
BROWN, Nicholas. “A obra de arte na era da sua subsunção real ao capital”. In: DURÃO, F. A.; MUSSI, D.; MARANHÃO, A. P. Org. Marxismo Cultura e Educação: Contribuições do VII Colóquio Internacional Marx Engels. São Paulo: Nankin, 2015.
CRARY, Jonathan. 24/7. Londres: Verso, 2013.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos Impérios: 1875-1914. Trad. Sieni Maria Campos e Yolanda Steidel de Toledo. Paz e Terra: São Paulo, 2014.
HOMERO. Odisséia III. Edição bilíngue em três volumes. Trad. Donaldo Schüler. Porto Alegre, RS: L&PM, 2008.
HULLOT-KENTOR, Robert. Entrevistas com Robert Hullot-Kentor. Org. Fabio Akcelrud Durão. São Paulo: Nankin, 2012.
MARX, Karl. O Capital, Vol I. Col. Os economistas. São Paulo: Abril Cultural, 1996.
RANCIÈRE, Jacques. A noite dos proletários. Arquivos do sonho operário. Trad. Marilda Pedreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo. São Paulo: Duas Cidades, 1990

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2015 Tiago Basílio Donoso