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A relação trabalho e educação em Marx, Engels e Gramsci
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Palavras-chave

Educação
Trabalho e formação humana

Como Citar

BEMVINDO, Vitor; ALMEIDA, Cosme; TURRINI, Jullia. A relação trabalho e educação em Marx, Engels e Gramsci: elementos para uma análise comparativa. Cadernos Cemarx, Campinas, SP, n. 7, p. 209–225, 2015. DOI: 10.20396/cemarx.v0i7.10889. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/10889. Acesso em: 15 jul. 2024.

Resumo

O presente artigo busca fazer apontamentos sobre como Marx e Engels, inicialmente, e Gramsci, mais tarde, abordaram a relação entre trabalho e educação. O pouco espaço não permitirá uma análise comparativa aprofundada sobre as concepções marxiana e gramsciana da relação trabalho educação. Por isso, o que indicaremos serão alguns elementos que permitam ver aproximações na obra dos autores sobre o tema, além de apontar aprofundamentos e pontos de eventuais divergências entre Marx, Engels e Gramsci no que se refere ao caráter educativo do trabalho. O estudo fundamenta-se no materialismo histórico e dialético. Os dados resultam de pesquisa bibliográfica, com destaque para as obras dos autores supracitados, nas quais os aspectos educacionais têm maior incidência.
https://doi.org/10.20396/cemarx.v0i7.10889
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Referências

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