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Expressão do conflito de classe na concepção de educação profissional no Brasil contemporâneo
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Palavras-chave

Educação profissional

Como Citar

SOUZA, J. dos S. Expressão do conflito de classe na concepção de educação profissional no Brasil contemporâneo. Cadernos Cemarx, Campinas, SP, n. 1, p. 23–29, 2004. DOI: 10.20396/cemarx.vi1.10857. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cemarx/article/view/10857. Acesso em: 4 mar. 2024.

Resumo

Trataremos aqui aspectos teóricos dos diferentes discursos acerca da formação profissional nos anos 90. Para isso, tomamos como referência a teoria da práxis material em Marxcomo categoria analítica básica e seus pressupostos; são eles: 1) o trabalho como categoria central e determinante do processo histórico; 2) o trabalho como possibilidade de emancipação e desenvolvimento das potencialidades humanas; e 3) a possibilidade de supe-ração da alienação do trabalho através da construção de uma nova hegemo-nia fundada na conscientização de classe e na luta pela superação das rela-ções sociais de produção capitalista.
https://doi.org/10.20396/cemarx.vi1.10857
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Copyright (c) 2004 ConfiguraçõesJosé dos Santos Souza

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